Produção de eletros tem queda

Leia em 1min 30s

As vendas de produtos eletrônicos e eletrodomésticos - especialmente da linha marrom, que inclui aparelhos de TV e som - continuam em alta e com preços ao consumidor em queda. Mas, em vez de acompanhar o movimento de aceleração, a indústria nacional recuou com força este ano, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

 

O dólar baixo e a invasão de importados já provocaram o fechamento de sete fábricas de componentes no Polo Industrial de Manaus e a demissão de 6.000 funcionários ao longo dos últimos cinco anos. As informações são do Sindicato das Indústrias de Aparelhos Elétricos, Eletrônicos e Similares de Manaus, que conta com 52 empresas associadas.

 

O presidente da instituição, Wilson Périco, diz que, junto com a fabricação de componentes, a indústria de aparelhos de áudio é uma das mais prejudicadas.

 

A Pesquisa Industrial Mensal de junho mostrou que a produção de eletrodomésticos recuou 4,4% no segundo trimestre no ano, depois de já ter caído 8,2% no primeiro trimestre.

 

O segmento de linha marrom acumula queda de 20,4% na produção no primeiro semestre, contrastando com a uma alta de 1,7% da indústria como um todo. "Temos produtos como DVD e aparelhos de áudio, com crescimento no comércio, que foram carros-chefe de muitas empresas no passado, mas deixaram de ser fabricados no País, ou seja, estão sendo importados", afirmou Périco.

 

"Poderíamos estar gerando muito mais empregos e riqueza no Brasil. Mas, por conta das questões cambiais e da passividade do governo brasileiro para com os produtos importados, estamos gerando empregos na China", disse.

 


Veículo: Diário do Grande ABC


Veja também

Próxima safra de algodão será maior e mais transgênica

Mesmo mais baixos, preços garantem boas margens em meio ao avanço da biotecnologia   Mesmo com pre&...

Veja mais
Despesas pressionam Magazine Luiza

Apesar da expansão nas vendas, a rede Magazine Luiza registrou redução no lucro líquido e na...

Veja mais
Gasto médio com presentes para o Dia dos Pais empata com das mães

O varejo nacional foi beneficiado por um fenômeno acerca do Dia dos Pais: o tíquete médio dos presen...

Veja mais
Cresce nível de estoques na indústria brasileira de eletroeletrônicos em julho

Em meio à turbulência na economia mundial, que pode afetar o ânimo do consumidor brasileiro, o n&iacu...

Veja mais
Fabricantes europeus sobem preços e vendas

Nestlé, Danone e Unilever surpreenderam com resultados positivos no segundo trimestre. Mesmo com a crise, elas re...

Veja mais
Resultado no Brasil decepciona Walmart

Executivos da rede americana afirmaram que a lucratividade no país ficou abaixo do esperado em 2010. Para melhora...

Veja mais
O varejo vai às compras

Com aquisições e fusões, empresas buscam novos mercados e segmentação para atender v&...

Veja mais
Após fusão, Magazine Luiza lucra 71% menos no primeiro semestre

Medo de inadimplência faz rede diminuir crédito aprovado em 13% e aumentar provisões  Empresa ...

Veja mais
Supermercados elevam encomendas

Pedidos para atender as festas de fim de ano já foram feitos por muitas redes e estão até 30% maior...

Veja mais