Um dos jornais de economia mais tradicionais do mundo, o Financial Times publicou ontem em um blog que a bandeira de atacado do Carrefour, o Atacadão, pode estar na "lista de compras" do Walmart no Brasil. A afirmação foi feita pela jornalista Samantha Pearson na página beyondbrics.com.
Segundo o texto, as 73 lojas do Atacadão no País são mais interessantes para o Walmart do que os 114 hipermercados da companhia francesa - que "supostamente não está à venda", nas palavras da autora. Pearson diz que o Carrefour tem vários potenciais compradores no Brasil, onde a empresa detém 114 hipermercados, 49 lojas de bairro e 73 pontos de venda por atacado.
O que a jornalista norte-americana provavelmente não leu é que, em visita ao País, o presidente mundial do Carrefour, Lars Olofsson, contou a jornalistas que o Atacadão já é responsável por 50% das vendas e algo próximo de 75% do lucro da subsidiária brasileira. A "coletiva" do francês foi exclusiva para seis veículos de comunicação e as informações, publicadas pelo jornal O Estado de S. Paulo.
Uma fonte ligada à central francesa do Carrefour, e que participou da reunião com Olofsson, repassou ao DCI que o executivo negou que venderia a rede no Brasil, afirmou não procura parceiros e se disse otimista com o crescimento das operações no País - enquanto na França as vendas caíram 1% no segundo trimestre, por aqui cresceram 10,2%, segundo dados oficiais.
Já o norte-americano Walmart, que divulgou resultados na última terça-feira, verificou queda de 0,9% nas vendas nos Estados Unidos e aumento de 16,2% da receita internacional.
Veículo: DCI