O Grupo Pão de Açúcar (GPA) investiu R$ 15 milhões na abertura do seu terceiro supermercado voltado a valores de consumo sustentável. Com dois mil metros quadrados, a nova loja "verde" foi inaugurada ontem no bairro de Santana, na zona norte da capital de São Paulo.
As lojas ambientalistas do Pão de Açúcar fazem parte de uma estratégia comercial focada em iniciativas de conscientização e preservação do meio. "Nessas unidades, reunimos as ações socioambientais de maior sucesso da rede, além de novidades que buscamos continuamente dentro da nossa estratégia de inovação e que geram valor ao cliente", declarou o diretor de Operações da companhia, João Edson Gravata.
Os dois primeiros frutos dessa experiência ficam localizados na Vila Clementino, também na cidade de São Paulo, e no município de Indaiatuba, no interior paulista. A loja de Indaiatuba é certificada pelo selo do Leadership in Energy and Environmental Design (Leed), que é um reconhecimento mundial dado a edificações em prol do meio ambiente.
Com foco na eficiência no uso de recursos, um supermercado "verde" oferece soluções completas para o descarte correto de resíduos e material reciclável; meios de diminuição do impacto socioambiental no processo da edificação; e consumo racional de água, energia e insumos. A loja possui uma linha diferenciada de produtos, com amplo sortimento de alimentos orgânicos e uma linha de comércio solidário. "Uma das maiores vantagens com o lançamento das lojas verdes, vem da possibilidade de replicar as boas práticas para outras lojas", destacou Gravata.
Informática
Enquanto a nova loja "verde" entra nos primeiros dias de funcionamento, a rede de hipermercados do GPA registra um crescimento extraordinário na venda de produtos de tecnologia. No 2º trimestre de 2011, o volume de vendas de notebooks cresceu 150% nas unidades do Extra, em comparação ao mesmo período de 2010.
"Este ano, nosso foco serão os notebooks, que estão com preços mais acessíveis e formas de pagamento diferenciadas, além do aumento do poder aquisitivo, que faz com que as pessoas tenham condições de terem modelos melhores", declarou o gerente comercial de Informática do Extra, Marcos Betelli.
Veículo: DCI