BIC lança linha de lápis de cor para disputar liderança deste mercado

Leia em 2min 50s

Na volta às aulas de 2012, duas gigantes europeias em material escolar vão se enfrentar num duelo de titãs no Brasil. A francesa BIC, uma das maiores fabricantes de canetas e artigos de papelaria do mundo, promete esquentar a disputa pelo mercado de lápis de cor com a alemã Faber Castell. A pretensão é de alcançar, em no máximo dois anos, o segundo lugar e depois disputar a liderança. - "O Brasil é um mercado em crescimento onde são vendidos 2 milhões de unidades de papelaria por ano, e foi considerado a melhor operação neste segmento da BIC em todo o mundo. Além de ser o segundo maior mercado, perdendo para o EUA", afirmou o gerente de Marketing Emerson Cação. Material escolar e papelaria são responsáveis por 30% do portfólio da marca.

 

Segundo o executivo, a BIC brasileira deve crescer 15% neste ano, após faturamento líquido de R$ 540 milhões em 2010. É uma das poucas unidades do grupo que recebe novos investimentos vindos da sede na França para ampliação de sua estrutura, segundo o executivo. "Esta atenção dada pela matriz permite que a cada ano 20% do nosso portfólio seja composto por inovações, e na volta às aulas de 2012, o lápis de cor será o grande destaque com um crescimento de 86% dentro do nosso portfólio", revelou.

 

E a Bic não economizará para tornar seus lápis conhecidos. Cerca de 70% dos investimentos em comunicação no segmento de papelarias irão para a nova linha de lápis de colorir.

 

O gerente de produtos escolares da empresa, Anderson Gallo, acrescentou que as embalagens desenvolvidas no Brasil serão utilizadas na venda do produto na América Latina. A linha já está sendo fabricada em uma das sete unidades que a companhia possui em Manaus (AM), única planta não localizada em território francês que fábrica as três linhas principais da marca (canetas, escolar e material de escritório). "Já estamos em negociação com o atacado e distribuidores, e até o final de novembro a nova linha de lápis de cor deve estar disponível ao consumidor em um dos 480 mil pontos de venda que atuam com produtos BIC", diz o executivo.

 

O nordeste tem um grande potencial de crescimento para a companhia, que exporta para toda a América do Sul, e alguns outros países, operação para qual a empresa destina 10% da produção.

 

Segundo a gerente de produtos Office (material para escritório) Carina Narcizo, existem outros lançamentos voltados para o segmento de canetas, como a nova linha de marca textos, que podem ser utilizados como marca CDs e DVDs.

 

Segundo Cação, em apenas dois anos de atuação no segmento de pilhas a fabricante já é a 5ª do País, conforme dados Nielsen. "Já em lâminas de barbear é a vice-líder, com 22% de participação em descartáveis e 16% no total", conclui.

 


Veículo: DCI

 

OBSERVAÇÃO -

 

"ERRATA: Na matéria "BIC lança linha de lápis de cor para disputar liderança deste mercado", 2 milhões de produtos de papelaria são consumidos por dia, não por ano. E em Manaus são três as linhas de produção: escrita, lâminas e isqueiros.

 

DCI - 19/08/2011


Veja também

Nivea reforça a distribuição e o marketing

Vendas globais da marca alemã crescem apenas 1,6% até junho, mas no Brasil faturamento aumenta 13%  ...

Veja mais
Atacadão seria plano acertado para rede Walmart

Um dos jornais de economia mais tradicionais do mundo, o Financial Times publicou ontem em um blog que a bandeira de ata...

Veja mais
GPA abre loja "verde" enquanto vê triplicar venda de computador

O Grupo Pão de Açúcar (GPA) investiu R$ 15 milhões na abertura do seu terceiro supermercado ...

Veja mais
Embalagens: Setor já começa a registrar desaceleração econômica

A indústria de embalagem já começa a sentir os efeitos da desaceleração da economia e...

Veja mais
Walmart: R$ 29,5 mi em MG

O grupo Walmart vai investir R$ 29,5 milhões na implantação e ampliação de dois centr...

Veja mais
Limão mais azedo em BH

Depois de quatro deflações consecutivas, Belo Horizonte voltou a ser a capital da inflação. ...

Veja mais
Castelo Alimentos lança páginas nas redes sociais com dicas para levar uma vida mais leve e saudável

Além do site totalmente reformulado, a empresa está investindo no Facebook e no Twitter para interagir com...

Veja mais
Adesão ao relógio de ponto é baixa

As empresas têm até 1º de setembro para se adaptarem ao novo sistema de controle de jornada de trabalh...

Veja mais
Produção de embalagens reduz ritmo

Termômetro do desempenho da economia, por sua presença nas mais diferentes atividades (desde a indús...

Veja mais