Na volta às aulas de 2012, duas gigantes europeias em material escolar vão se enfrentar num duelo de titãs no Brasil. A francesa BIC, uma das maiores fabricantes de canetas e artigos de papelaria do mundo, promete esquentar a disputa pelo mercado de lápis de cor com a alemã Faber Castell. A pretensão é de alcançar, em no máximo dois anos, o segundo lugar e depois disputar a liderança. - "O Brasil é um mercado em crescimento onde são vendidos 2 milhões de unidades de papelaria por ano, e foi considerado a melhor operação neste segmento da BIC em todo o mundo. Além de ser o segundo maior mercado, perdendo para o EUA", afirmou o gerente de Marketing Emerson Cação. Material escolar e papelaria são responsáveis por 30% do portfólio da marca.
Segundo o executivo, a BIC brasileira deve crescer 15% neste ano, após faturamento líquido de R$ 540 milhões em 2010. É uma das poucas unidades do grupo que recebe novos investimentos vindos da sede na França para ampliação de sua estrutura, segundo o executivo. "Esta atenção dada pela matriz permite que a cada ano 20% do nosso portfólio seja composto por inovações, e na volta às aulas de 2012, o lápis de cor será o grande destaque com um crescimento de 86% dentro do nosso portfólio", revelou.
E a Bic não economizará para tornar seus lápis conhecidos. Cerca de 70% dos investimentos em comunicação no segmento de papelarias irão para a nova linha de lápis de colorir.
O gerente de produtos escolares da empresa, Anderson Gallo, acrescentou que as embalagens desenvolvidas no Brasil serão utilizadas na venda do produto na América Latina. A linha já está sendo fabricada em uma das sete unidades que a companhia possui em Manaus (AM), única planta não localizada em território francês que fábrica as três linhas principais da marca (canetas, escolar e material de escritório). "Já estamos em negociação com o atacado e distribuidores, e até o final de novembro a nova linha de lápis de cor deve estar disponível ao consumidor em um dos 480 mil pontos de venda que atuam com produtos BIC", diz o executivo.
O nordeste tem um grande potencial de crescimento para a companhia, que exporta para toda a América do Sul, e alguns outros países, operação para qual a empresa destina 10% da produção.
Segundo a gerente de produtos Office (material para escritório) Carina Narcizo, existem outros lançamentos voltados para o segmento de canetas, como a nova linha de marca textos, que podem ser utilizados como marca CDs e DVDs.
Segundo Cação, em apenas dois anos de atuação no segmento de pilhas a fabricante já é a 5ª do País, conforme dados Nielsen. "Já em lâminas de barbear é a vice-líder, com 22% de participação em descartáveis e 16% no total", conclui.
Veículo: DCI
OBSERVAÇÃO -
"ERRATA: Na matéria "BIC lança linha de lápis de cor para disputar liderança deste mercado", 2 milhões de produtos de papelaria são consumidos por dia, não por ano. E em Manaus são três as linhas de produção: escrita, lâminas e isqueiros.
DCI - 19/08/2011