O segmento de eletroeletrônicos foi um dos que registraram o melhor desempenho no mês passado
Pesquisa da Federação do Comércio do Estado de Minas Gerais (Fecomércio Minas), realizada em julho, mostra que 87% dos empresários da Capital estão otimistas em relação aos negócios, embora a cautela predomine no setor. Os dados apontam que 45% dos lojistas mantêm a expectativa de vender mais em agosto do que no mês passado, enquanto 42% esperam repetir o desempenho. Em julho, os segmentos com melhor desempenho foram os de vestuário, calçados, produtos farmacêuticos e de eletroeletrônicos.
Na comparação com junho, a sondagem revela que 37% das empresas registraram resultados melhores em julho, enquanto 30% repetiram o volume de vendas e 33% tiveram desempenho pior. No total, 67% venderam mais ou mantiveram o volume de negócios, o que revela um quadro relativamente favorável ao varejo em BH. "Julho chegou a surpreender, porque é considerado um mês morno no calendário do varejo, sem datas comemorativas. E, ainda assim, as vendas cresceram 37%", ressalta a coordenadora do Departamento de Economia da Fecomércio Minas, Silvânia de Araújo.
O resultado deve ter surpreendido até mesmo os comerciantes, já que na sondagem anterior apenas 28% acreditavam que as vendas seriam melhores e 58% apostavam que iriam repetir o resultado. Vale destacar que foi bem maior do que o estimado o percentual daqueles que venderam menos: 14% previam que os negócios seriam piores em julho na comparação com junho, mas as vendas acabaram sendo menores para 33% dos lojistas pesquisados.
Numa seqüência histórica, os dados indicam expressivo recuo do total de empresas que alcançaram vendas melhores e empates. Em agosto em relação a julho deste ano o percentual foi de 67%, contra 88% em julho e 93% em junho. Já em agosto de 2010, 84% dos lojistas venderam mais ou tanto quanto em julho daquele mesmo ano.
Ainda assim, as expectativas ainda são favoráveis, destaca Silvânia de Araújo levando em conta o cenário de emprego em alta, aumento da renda e, apesar de mais contido, crédito ainda disponível. Na análise da Fecomércio Minas, apesar da confiança manter-se alta, há uma nuvem de incertezas diante do quadro econômico internacional, o que pode estar tendo reflexos nos indicadores de desempenho dos últimos dois meses.
Conta ponto a favor do otimismo para agosto as vendas do Dia dos Pais e as tradicionais liquidações de inverno. Por isso, apenas uma minoria dos empresários entrevistados estima recuo das vendas, o que evidencia que não há predominância de pessimismo, reforçando confiança no futuro comportamento da demanda. "O sentimento favorável justifica-se pela conjuntura econômica estável, a despeito da crise internacional", reforça.
Para 51% dos entrevistados, a situação financeira de julho não apresentou surpresa, mantendo o mesmo patamar dos meses anteriores. Já 39% experimentaram uma situação melhor. Apenas 1% dos entrevistados relataram piorou na situação do caixa, mantendo-se relativamente estável frente às sondagens anteriores.
Veículo: Diário do Comércio - MG