Vendas devem crescer em agosto.

Leia em 2min 40s

O segmento de eletroeletrônicos foi um dos que registraram o melhor desempenho no mês passado

 

Pesquisa da Federação do Comércio do Estado de Minas Gerais (Fecomércio Minas), realizada em julho, mostra que 87% dos empresários da Capital estão otimistas em relação aos negócios, embora a cautela predomine no setor. Os dados apontam que 45% dos lojistas mantêm a expectativa de vender mais em agosto do que no mês passado, enquanto 42% esperam repetir o desempenho. Em julho, os segmentos com melhor desempenho foram os de vestuário, calçados, produtos farmacêuticos e de eletroeletrônicos.

 

Na comparação com junho, a sondagem revela que 37% das empresas registraram resultados melhores em julho, enquanto 30% repetiram o volume de vendas e 33% tiveram desempenho pior. No total, 67% venderam mais ou mantiveram o volume de negócios, o que revela um quadro relativamente favorável ao varejo em BH. "Julho chegou a surpreender, porque é considerado um mês morno no calendário do varejo, sem datas comemorativas. E, ainda assim, as vendas cresceram 37%", ressalta a coordenadora do Departamento de Economia da Fecomércio Minas, Silvânia de Araújo.

 

O resultado deve ter surpreendido até mesmo os comerciantes, já que na sondagem anterior apenas 28% acreditavam que as vendas seriam melhores e 58% apostavam que iriam repetir o resultado. Vale destacar que foi bem maior do que o estimado o percentual daqueles que venderam menos: 14% previam que os negócios seriam piores em julho na comparação com junho, mas as vendas acabaram sendo menores para 33% dos lojistas pesquisados.

 

Numa seqüência histórica, os dados indicam expressivo recuo do total de empresas que alcançaram vendas melhores e empates. Em agosto em relação a julho deste ano o percentual foi de 67%, contra 88% em julho e 93% em junho. Já em agosto de 2010, 84% dos lojistas venderam mais ou tanto quanto em julho daquele mesmo ano.

 

Ainda assim, as expectativas ainda são favoráveis, destaca Silvânia de Araújo levando em conta o cenário de emprego em alta, aumento da renda e, apesar de mais contido, crédito ainda disponível. Na análise da Fecomércio Minas, apesar da confiança manter-se alta, há uma nuvem de incertezas diante do quadro econômico internacional, o que pode estar tendo reflexos nos indicadores de desempenho dos últimos dois meses.

 

Conta ponto a favor do otimismo para agosto as vendas do Dia dos Pais e as tradicionais liquidações de inverno. Por isso, apenas uma minoria dos empresários entrevistados estima recuo das vendas, o que evidencia que não há predominância de pessimismo, reforçando confiança no futuro comportamento da demanda. "O sentimento favorável justifica-se pela conjuntura econômica estável, a despeito da crise internacional", reforça.

 

Para 51% dos entrevistados, a situação financeira de julho não apresentou surpresa, mantendo o mesmo patamar dos meses anteriores. Já 39% experimentaram uma situação melhor. Apenas 1% dos entrevistados relataram piorou na situação do caixa, mantendo-se relativamente estável frente às sondagens anteriores.

 

Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Genéricos já respondem por 25% da produção de remédios

O segmento de medicamentos genéricos atingiu em julho a participação de mercado esperada até...

Veja mais
Faturamento real pode crescer 6,9%

O faturamento real, descontada a inflação, das principais redes varejistas brasileiras em agosto deve subi...

Veja mais
Droga Raia lança programa de descarte em MG

A Droga Raia, segunda maior rede de farmácias e drogarias do país em número de lojas, está e...

Veja mais
Papel do RH é desconhecido nas empresas

Que a área de recursos humanos subiu no conceito corporativo não é novidade. Que nos últimos...

Veja mais
Múltis de alimentos ficam mais locais em emergentes

De manhã cedo, no limiar da selva indonésia, logo depois da primeira prece da manhã, camponeses com...

Veja mais
Bic amplia presença no pequeno varejo para faturar R$ 600 milhões em 2011

Companhia reforça linhas de produtos para fechar o ano com crescimento acima de 10%   As canetas e isqueir...

Veja mais
Produto de limpeza é arma no combate ao desperdício

O Royal Palm Hotels & Resorts, de Campinas (SP), passou a economizar cerca de 30 mil litros de água por m&eci...

Veja mais
Paraná reduz previsão para safra de trigo

A colheita de trigo atingiu 4% da área plantada no Paraná e há indicativos de que a quebra da safra...

Veja mais
DeMillus reestrutura sua linha de cosméticos

A fabricante de lingerie DeMillus está reestruturando sua linha de cosméticos, que encerrou o ano passado ...

Veja mais