Dada a partida para os temporários

Leia em 4min 10s

Contratações no Estado para atender o aumento da demanda no final do ano começam já neste mês.

 

A contratação de temporários no segundo semestre, período em que tradicionalmente a demanda aumenta em função do Natal, deverá ser beneficiada pela decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) de reduzir a taxa básica de juros (Selic) em 0,50 ponto porcentual, para 12% ao ano. Com a medida, a insegurança de alguns empresários com relação ao cenário econômico nacional, devido às medidas adotadas pelo governo federal ao longo do primeiro semestre para frear o consumo, deverá ser amenizada.

 

A avaliação foi feita pelo presidente do Sindicato das Empresas de Prestação de Serviços em Recursos Humanos e Trabalho Temporário no Estado de Minas Gerais (Sinserht-MG), José Carlos Teixeira. Segundo ele, neste caso, o efeito será muito mais psicológico do que real, já que na ponta do consumo, além de o impacto não ser tão grande, as conseqüências não são sentidas no curto prazo.

 

"De qualquer forma, no primeiro instante associa-se a redução da Selic ao custo da produção, bem como ao aumento do consumo e, conseqüentemente, à contratação de novos profissionais", explicou.

 

Ainda conforme Teixeira, a simples redução da taxa de juros já cria uma expectativa mais favorável. No entanto, independentemente da revisão do Copom, a situação atual é positiva, com o mercado de trabalho aquecido, escassez de mão de obra e equilíbrio entre oferta e procura de emprego. "Isso é importante, porque, caso venha a ocorrer alguma retração no consumo, não serão grandes os danos ao setor. Além disso, o crescimento dos últimos anos é sustentável, e um possível declínio seria gradual", disse.

 

A coordenadora do Departamento de Economia da Federação do Comércio do Estado de Minas Gerais (Fecomércio Minas), Silvânia de Araújo, também acredita no impacto da redução da Selic no nível de contratação de temporários para o período natalino. Segundo ela, dados preliminares da entidade revelam que cerca de 13 mil pessoas serão contratadas para atender à demanda em todo o Estado neste ano.

 

"Essa projeção foi feita com base nos cerca de R$ 10 bilhões que serão injetados na economia a partir do 13º salário. Com isso, as expectativas acerca do Natal são extremamente positivas, o que deverá beneficiar também a contratação de temporários", avaliou. Conforme Silvânia de Araújo, os segmentos de supermercado, vestuário, calçados, eletrodomésticos e perfumaria são os setores que mais demandam mão de obra nesta época do ano.

 

Em relação ao período de contratação, ela informou que, em virtude do cenário de escassez de mão de obra, muitos empresários deverão adiantar o cronograma e dar início às contratações ainda em setembro. "Isso deverá ocorrer mais no caso dos funcionários que precisam ser treinados. A maioria dos segmentos vai contratar somente em outubro", completou.

 

O BH Shopping, localizado na região Centro-Sul da Capital, por exemplo, vai começar a recrutar os profissionais em meados de outubro e a previsão é de que o contingente de mão de obra extra da administração represente um acréscimo de 15% no quadro total de funcionários do mall. Os temporários atuarão principalmente nos segmentos de limpeza, auditoria, segurança, manutenção e atendimento.

 

Em relação ao efetivo das lojas, a assessoria de imprensa do centro de compras informou que as contratações são realizadas pelos próprios lojistas e a expectativa é de que o quadro atual de 5 mil funcionários aumente em 20% até o Natal.

 

No Shopping Del Rey, situado na região Nordeste da cidade, o recrutamento vai ocorrer somente a partir de novembro. Conforme informações do mall, haverá reforço de 50% do efetivo da segurança, do marketing e do estacionamento, bem como de 32% da limpeza.

 

Indústria - Já no caso da indústria, o diretor-presidente da Suggar Eletrodomésticos, com planta no Distrito Industrial de Olhos D’Água, na região do Barreiro, Lúcio Costa, informou que as contratações para atender à demanda do período natalino ocorrerão ainda neste mês. Segundo ele, cerca de 140 profissionais extras serão contratados, efetivo semelhante ao de igual época de 2010.

 

"Apesar de a grande maioria dos nossos produtos vir do mercado externo, temos a produção de nove itens na unidade mineira. Destes, as máquinas de lavar roupa e os exaustores são os mais procurados no Natal. Por isso, temos que intensificar a produção", disse. Ao todo, a empresa comercializa 153 produtos, dos quais 144 são importados, principalmente da China.

 

Além disso, Costa destacou que aproximadamente metade do efetivo contratado para atender à demanda excedente do fim do ano é efetivada e passa a compor o quadro de funcionários fixos da empresa.

 


Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Preço do limão azeda caipirinha

As caipirinhas e limonadas pesarão mais no bolso do consumidor. A inflação do limão em agost...

Veja mais
Morango orgânico em clima quente

A experiência de produtores do município de Três Marias, na região Central do Estado, no culti...

Veja mais
Belo Horizonte - Mercado Central completa 82 anos

O Mercado Central de Belo Horizonte completa 82 anos no dia 7. Inaugurado em 1929, o entreposto, que ocupa área d...

Veja mais
Adaptação do ponto eletrônico adiada para 3 de outubro

Medida atende a pleitos de confederações patronais.   O Ministério do Trabalho e Emprego (MT...

Veja mais
Banana em São Paulo custa mais do que em Nova York

Câmbio valorizado, carga tributária e falta de concorrência explicam diferenças, segundo econo...

Veja mais
Procter & Gamble comemora 23 anos de Brasil

Por Roberto Carlessi   A Procter & Gamble comemora hoje, 1º de setembro, 23 anos de Brasil. E desde onte...

Veja mais
Nutrimarcas planeja novas aquisições

Quando vendeu 60% da fabricante de produtos de limpeza Gtex ao fundo inglês Actis, no fim de 2010, o empresá...

Veja mais
Papel: Exigência de licença vai encarecer produto importado

Importadoras e distribuidoras que comercializam no Brasil papel importado alertaram que os preços deverão ...

Veja mais
Começa a valer novo ponto eletrônico

As empresas que adotam o controle eletrônico da jornada de trabalho devem passar a utilizar, a partir de hoje, um ...

Veja mais