Sondagem confirma otimismo de lojistas

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Apesar dos contratempos na economia brasileira, com o governo federal fechando o cerco ao crédito, o segundo semestre deste ano, puxado principalmente pelas compras de fim de ano, tem tudo para ser um ótimo período de vendas.  o que revela pesquisa Sondagem de Opinião do Lojista - Expectativa e Ações Empresariais Segundo Semestre de 2011, divulgada na sexta-feira pela Federação do Comércio do Estado de Minas Gerais.

 

De acordo com a coordenadora do Departamento de Economia da entidade, Silvânia de Araújo, 93% dos empresários entrevistados estão otimistas em relação ao desempenho dos negócios nestes seis meses que, tradicionalmente, são os mais movimentados no comércio. A entidade também checou junto aos empresários sobre as influências das ações do Poder Executivo e a opinião deles de como o dinheiro do consumidor irá circular.

 

Segundo a economista, o clima de otimismo e a situação é favorável. Para Silvânia de Araújo, os empresários do comércio estão apostando no comportamento favorável do mercado. Isso é um indicador positivo, pois poderá refletir em novas encomendas, novos investimentos e futuras contratações.

 

Para a economista, tudo isso envolve a força multiplicadora da atividade varejista. Mas a economista alerta que não se pode ter euforia exagerada. Silvânia de Araújo alerta pelo fato de ser necessário trabalhar a percepção do consumidor, que cada vez mais está atento às condições que unem, ao mesmo tempo, qualidade e preço. Outro fator que não pode ser desprezado é o elevado nível de endividamento, comprovado por outras pesquisas da Fecomércio Minas, o que reforça, ainda mais, o comportamento seletivo pelo preço.

 

Segundo a Fecomércio Minas, os lojistas estão divididos sobre os impactos dos juros. Para 48,4% dos entrevistados, a variação da taxa básica poderá afetar de alguma forma o desempenho dos negócios neste segundo semestre. Já para 51,6%, os juros altos não irão afetar as vendas.

 

Conforme informou a economista, o mês de outubro será o período para se preparar para o Natal. As estratégias para a época mais rentável do ano serão implementadas dois meses antes em 56,6% das empresas do comércio de Belo Horizonte. Em novembro, 35,1% dos empresários irão trabalhar firme para as vendas natalinas.

 


Veículo: Diário do Comércio - MG


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