Na disputa pelo mercado consumidor da Região Nordeste, cuja renda média cresce em níveis superiores ao do País, a Casas Bahia, líder nacional do comércio varejista de eletroeletrônicos, avança sem parceiros nos Estados do Ceará e de Pernambuco, terreno dominado por dois de seus maiores concorrentes: a gigante Máquina de Vendas, líder na região com a bandeira Insinuante e Eletroshopping; e o Magazine Luiza, recém-turbinado pela aquisição da Lojas Maia.
Ao mesmo tempo, a Casas Bahia enfrenta a força de marcas regionais, como o grupo cearense Rabelo, que hoje mantém 50 lojas no Ceará, Rio Grande do Norte, Piauí, Pernambuco, Bahia e Paraíba. Já a paulista Casas Bahia, que acaba de se consolidar no estado que lhe empresta o nome com 29 lojas, só conta com mais um ponto na Região, em Sergipe. E busca agora um expansão "orgânica" e "sustentável" no Nordeste. Enquanto isso, a concorrente Magazine Luiza festeja crescimento de 63% na região depois de adquirir a Lojas Maia e não descarta fazer outras aquisições fora do eixo sul-sudeste. Mais confortável, o grupo Máquina de Vendas, campeão de vendas em nove estados nordestinos, quer chegar a mil lojas e faturamento de R$ 10 bilhões até 2014 no Brasil.
Veículo: DCI