Sendas muda de nome

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Extra Supermercado passa a contar com 204 lojas


O processo de conversão dos supermercados CompreBem e Sendas, iniciado há 18 meses, envolveu cerca de R$ 230 milhões em investimentos e inclui a mudança e modernização de 221 lojas. Cada ponto de venda foi exaustivamente analisado por um grupo multidisciplinar de profissionais do Grupo Pão de Açúcar tendo em mãos um amplo plano de negócios que tinha como premissa: desenhar o melhor modelo de loja para cada cliente a partir de estudos socioeconômicos e comportamentais que culminaram em importantes mudanças nos hábitos de compra e na cesta de produtos do consumidor brasileiro.

A estratégia está alinhada à diretriz do Grupo de atuar em diferentes canais com propostas que gerem valor aos clientes e ao negócio, podendo atendê-los em seus diferentes momentos de compra, com benefícios percebidos de preços, produtos, serviços e facilidades de pagamentos adequados a cada canal.

Com esse direcionamento e um plano de negócios bem definido, a equipe do Grupo Pão de Açúcar determinou quais seriam as marcas que assumiriam as 221 lojas provenientes das marcas CompreBem e Sendas nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, o seu respectivo cronograma de reformas e todas as medidas para que as mudanças, feitas em grande parte com as lojas em funcionamento, tivessem o menor impacto possível para o consumidor durante as reformas, e resultasse em melhorias que fossem altamente percebidas e valorizadas pelos clientes.

Presente em 16 estados do Brasil, a marca Extra, sobretudo o formato de vizinhança Extra Supermercado, teve destaque no programa de conversões. O modelo, definido nos últimos dois anos, leva em consideração as novas necessidades de consumo provenientes das mudanças socioeconômicas, da ascensão de classes e do perfil de consumo de cada microrregião em que as lojas CompreBem e Sendas atuavam. "Com o aumento da renda e do emprego, o consumidor ampliou seu poder aquisitivo e está mais exigente tanto no que diz respeito à qualidade, como também facilidade, sortimento e serviços", declara o vice-presidente Executivo do Grupo Pão de Açúcar, José Roberto Tambasco.

O Extra Supermercado passa então a contar com 204 lojas, sendo 188 delas resultantes do processo de conversão. O modelo já está implantado nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco e Ceará e tem como principal diferencial amplas seções de perecíveis, especialmente congelados, itens frescos e carnes. A estratégia se mostrou acertada com resultados expressivos de vendas em segmentos como pratos prontos congelados, com elevação de vendas de até 60% em algumas lojas após a reforma, ante o desempenho verificado nas antigas bandeiras.

Outro exemplo emblemático do posicionamento e proposta do Extra Supermercado em relação ao antigo formato está na ampliação da seção de hortifruti (frutas, verduras e legumes). Em algumas lojas, a área destinada a esses produtos cresceu 20% e representou uma elevação das vendas ao redor de 35%. Os exemplos traduzem a estratégia aplicada à luz da mudança de comportamento do consumidor que busca cada vez mais praticidade e frescor no seu dia a dia. Em média, as lojas convertidas registram alta de 15% no faturamento na comparação com a operação anterior.

A escolha da marca, melhorias e novidades são altamente percebidas e valorizadas pelos clientes. "Identificamos que a marca Extra é altamente reconhecida pelos seus diferenciais e chega a ser citada como aspiracional de consumo em determinadas regiões e públicos", destaca Tambasco.

O Extra mantém operações em super, hiper, lojas de proximidade (Extra Fácil), drogarias, postos e também na internet, com www.extra.com.br. Além da marca Extra, os estudos de mercado para conversão de CompreBem e Sendas apontaram para o potencial de algumas lojas para o formato Pão de Açúcar (vizinhança) e Assaí (cash&carry), com 11 e duas unidades convertidas, respectivamente. No formato hipermercado, foram 20 unidades que migraram para Extra Hipermercados que somadas às inaugurações somam 133 lojas nesse segmento.


Veículo: Diário do Comércio - MG


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