Os pequenos mercados conquistaram 2,4 milhões de domicílios adicionais em um ano. A parcela de lares brasileiros que faz compras nesse tipo de varejo subiu de 70% para 75% na comparação do segundo trimestre deste ano com o mesmo período do ano passado, segundo a consultoria Kantar Worldpanel.
"O mercado da esquina é o canal de compras de maior sucesso e vem se expandindo de forma absurda", diz o presidente da Kantar no Brasil, Carlos Cotos. As pequenas lojas, segundo ele, não são uma opção somente para compras emergenciais.
Um levantamento com 8 mil lares mostrou que, no primeiro semestre, 35% usaram esse canal para fazer compras consideradas de reposição, com média de seis itens, e 42% recorreram a ele para compras consideradas de despensa, de 20 itens. Os hipermercados responderam por 8% das compras no período.
O levantamento da Kantar também mostrou que o consumidor não se limita a um tipo de varejo - 64% dos entrevistados disseram ter usado entre seis e nove canais para abastecer seus lares nos 12 meses anteriores a junho deste ano.
As lojas virtuais foram usadas por 17% dos domicílios no último ano, sendo que 35% deles atribuem essa opção aos preços mais competitivos.
"Com a alta dos preços, o consumidor pesquisa mais e a tendência de usar vários pontos de venda é cada vez maior", diz Cotos. Ainda assim, o pequeno varejo mantem seu diferencial por conta da proximidade, segundo ele. "O consumidor não quer assumir o custo do transporte e do estacionamento".
Veículo: Valor Econômico