Cencosud acelera expansão no Brasil

Leia em 3min 10s

Há um agressivo plano de crescimento no Brasil do grupo Cencosud, rede chilena com US$ 12,2 bilhões em vendas na América do Sul, que passa por uma série de ações em estudo neste ano. Pessoas próximas à rede confirmam o interesse da empresa em adquirir pontos que estão sendo fechados pelo Carrefour no país. Existem ainda análises em aberto para a entrada da cadeia de material de construção do grupo no Brasil, a Easy.

Também há aquisições de cadeias de supermercados em discussão, de forma que o crescimento da empresa se acelere. Uma dessas compras acaba de ser fechada: após dois anos de conversas, a baiana Cardoso Supermercados, com três lojas, foi vendida para a Cencosud há um mês, conforme apurou o Valor.

É um processo de expansão que pode transformar a operação brasileira na segunda maior do Cencosud a curto e médio prazos, ultrapassando a Argentina, segundo conta uma fonte ligada à companhia. "Não é uma meta para ser atingida a qualquer custo. É mais uma questão de tempo, algo que eles acham natural", afirma um ex-executivo da G. Barbosa, rede sergipana vendida aos chilenos em 2007. "Há um efeito contábil positivo do real valorizado nos resultados, mas há principalmente um interesse da rede em fazer o negócio ganhar força".

Com US$ 836 milhões faturados no Brasil no segundo trimestre, as vendas da rede no país cresceram 148,8% em relação ao mesmo intervalo de 2010, segundo relatório de resultados do grupo. A filial argentina vendeu pouco mais de R$ 1 bilhão no mesmo período, alta de 22,5% em relação a 2010. Com 736 lojas na América do Sul, o Brasil responde por 22% das vendas - era 12% um ano atrás.

Entre os planos que já foram discutidos internamente para a operação local está a abertura de lojas no país da rede Easy, de material de construção, numa segunda etapa de crescimento local. Estudos sobre o varejo da construção já foram feitos. Foram identificados pontos positivos e barreiras de entrada para o investimento, como o grau de informalidade desse negócio no Brasil, que tem caído, mas continua alto, diz um consultor que presta serviços para a rede.

"Eles gostam da ideia da Easy como um investimento para daqui alguns anos, pois precisariam de escala", conta o consultor. "Neste momento, andam bem animados com o atacado".

Discretamente, a Cencosud está investindo em sua bandeira de "atacarejo" no Brasil para concorrer com o Atacadão, do Carrefour, e atrair as classes C e D. A bandeira de atacarejo chama-se Mercantil Rodrigues. Foi comprada em novembro de 2007. Na época tinha uma loja apenas, em Salvador. Hoje são quatro, sendo que a última foi inaugurada em agosto. Era um ponto da rede Bretas, cadeia mineira adquirida em 2010, e acabou tornando-se uma loja de atacado.

Ainda há outras frentes de negócios sendo trabalhadas. A rede tem acompanhado o fechamento das lojas do Carrefour no Brasil para verificar se há unidades (do tamanho de hipermercados) disponíveis no Nordeste e Sudeste. Os contatos entre as partes já teriam sido feitos. A rede ainda esteve sondando, para comprar, duas cadeias mineiras: Epa e Supermercados BH.

Entre projetos já finalizados está a conversão das quatro lojas Super Família, adquirida em abril de 2010, em pontos da bandeira G.Barbosa. Outra empresa adquirida também em abril, a rede nordestina de delicatessen Perini, com nove pontos na Bahia, quer expandir seus negócios para o interior baiano e para outros Estados do Nordeste e do Norte. O Cencosud chegou ao país em 2007, após comprar (por US$ 430 milhões) a cadeia G.Barbosa, e desde então adquiriu quatro pequenos negócios (redes Perini, Super Família, Mercantil e Cardoso), além da líder mineira, Bretas, em 2010. Procurado, o Cencosud preferiu não se manifestar sobre os planos no país.


Veículo: Valor Econômico


Veja também

Mercado da esquina é mais procurado, diz Kantar

Os pequenos mercados conquistaram 2,4 milhões de domicílios adicionais em um ano. A parcela de lares brasi...

Veja mais
Na Arno, panela cresce mais que eletro

Nem cafeteiras, batedeiras, ferros de passar ou ventiladores. A linha de produtos que mais deve crescer este ano no Grup...

Veja mais
Feijão transgênico tem venda liberada

Comissão nacional de biossegurança aprova 1º produto do tipo no mundo, desenvolvido pela Embrapa, que...

Veja mais
Preços de alimentos no atacado ficam estáveis

Os dados do Índice Geral de Preços - 10 (IGP-10), divulgados ontem pela Fundação Getulio Var...

Veja mais
Safra mundial de trigo sobe e preços recuam

O Brasil produziu menos trigo neste ano e exportou mais. As importações devem aumentar e os produtores pod...

Veja mais
Cutrale define em 2012 recursos para cultivar laranja no semiárido

Empresa diz ser viável projeto apresentado pelo governo federalA Cutrale, uma das maiores empresas de suco de lar...

Veja mais
Feijão, tomate e batata pressionam preço da cesta

Quem for às compras nesta semana deverá notar que a maioria dos 64 produtos que compõem a cesta b&a...

Veja mais
Minas Leite busca expansão

O Programa Estadual da Cadeia Produtiva do Leite (Minas Leite), criado pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e...

Veja mais
Quase metade do café já foi negociada

No país, com a colheita praticamente encerrada, a comercialização até agosto chegou a 43% do...

Veja mais