Preços de medicamentos variam 8,7%

Leia em 2min 40s

Os preços dos dez medicamentos mais vendidos nas drogarias da região têm variação de 8,7%. E as farmácias das redes varejistas apresentam vantagem ao consumidor com valores mais baixos pelos remédios, conforme levantamento da equipe do Diário na Droga Extra, Drogaria Coop, Drograria Carrefour e Droga Raia.

A pesquisa da IMS Health aponta que os produtos mais vendidos são: Microvlar (anticoncepcional), Rivotril (ansiolítico e anticonvulsivante), Puran T4 (hormônio tireoidiano), Hipoglós (pomada contra assaduras), Neosaldina (analgésico e antiespasmódico), Buscopan Composto (antiespasmódico e analgésico), Salonpas (analgésico e anti-inflamatório), Tylenol (analgésico e antitérmico), Novalgina (analgésico e anti-inflamatório), Ciclo 21 (anticoncepcional).

Destes o menor preço encontrado na pesquisa foi para o Ciclo 21, na Droga Extra, R$ 4,23, e o mais caro foi o Puran T4, na Droga Raia, R$ 26,61. O levantamento ocorreu na tarde de sexta-feira. A tabela ao lado mostra os valores encontrados para todos os medicamentos, nas quatro redes pesquisadas.

Rosangela Prado, gerente de uma unidade da Drogaria Coop, afirma que o preço da rede onde trabalha não é necessariamente o mais barato e sim competitivo. "Temos boas negociações com as distribuidoras de medicamentos e com os laboratórios, além disso, não visamos resultado na drogaria, vemos como promoção à saúde do consumidor, diferente do setor alimentício que buscamos obter lucro com a venda das mercadorias", explicou.

Questionado sobre a variação dos preços frente as demais redes, como é feito na sessão alimentícia do mercado, com a comparação de compra dos mesmos produtos, Prado diz que não há percentual de lucro.

"Não posso dizer que é mais barato que a rede A ou B, pois não posso comprar os produtos sem receita médica, fora que os genéricos têm condições melhores."

A equipe do Diário foi às drogarias e solicitou aos atendentes e farmacêuticos os valores dos produtos, e cruzou os dados para chegar aos valores que o consumidor pode economizar na compra dos medicamentos.

"Graças ao grande volume comercializado, em todas as marcas da empresa o consumidor encontrará preços extremamente competitivos e com qualidade garantida de todos os produtos", informa o Grupo Pão de Açúcar.


Pão de Açúcar quer diversificar modelo de drogarias


O presidente do Grupo Pão de Açúcar, Enéas Pestana, afirma que a companhia está repensando o próprio modelo de farmácia para alterá-lo no futuro.

Depois de série de estudos e análises, o Grupo iniciou amplo processo de reestruturação do seu negócio de drogarias para aumentar a área de vendas das farmácias e reforçar o mix de produtos, principalmente da categoria de perfumaria e beleza.

O novo modelo já foi implantado em algumas unidades e a resposta do consumidor foi quase que imediata. Nas unidades que já ocorreram mudanças, as vendas cresceram mais de 50%.

As melhorias devem ser implementadas nas demais lojas ao longo dos próximos dois anos. Nos últimos três anos, o negócio drogarias do Grupo dobrou em vendas. Atualmente, a empresa conta com 152 unidades no segmento. Já o Carrefour possui 135 lojas.

A rede de drogarias da Coop compreende 29 unidades e conta com a Blitz da Saúde Mexa-se, que possui equipe de profissionais prontos para realizar testes de saúde como glicemia, aferição de pressão e IMC (Índice de Massa Corpórea) e dar orientações sobre hábitos de vida saudável e atividades físicas.


Veículo: Diário do Grande ABC


Veja também

Classes D e E aumentam gastos com chuteiras

As vendas de chuteiras de futebol caíram 30,2% no Brasil no primeiro semestre em relação ao mesmo p...

Veja mais
Couro em recuperação

Exportações do produto crescem 29% em agosto frente a julho Não são apenas as vendas de carn...

Veja mais
Detalhes fazem a diferença

Garantir lucro com produção de leite requer observação constante das condições...

Veja mais
Farmaconn regionaliza operações no Brasil

Empresa mineira vai construir três centros de distribuição.A Farmaconn, do grupo mineiro Sevenn, rev...

Veja mais
Dona Benta em queda

O preço do trigo no mercado internacional já subiu 18% este ano. Essa variação tem prejudica...

Veja mais
Cencosud acelera expansão no Brasil

Há um agressivo plano de crescimento no Brasil do grupo Cencosud, rede chilena com US$ 12,2 bilhões em ven...

Veja mais
Mercado da esquina é mais procurado, diz Kantar

Os pequenos mercados conquistaram 2,4 milhões de domicílios adicionais em um ano. A parcela de lares brasi...

Veja mais
Na Arno, panela cresce mais que eletro

Nem cafeteiras, batedeiras, ferros de passar ou ventiladores. A linha de produtos que mais deve crescer este ano no Grup...

Veja mais
Feijão transgênico tem venda liberada

Comissão nacional de biossegurança aprova 1º produto do tipo no mundo, desenvolvido pela Embrapa, que...

Veja mais