Superminas prevê negociar R$ 1 bilhão

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Próxima edição da feira do setor supermercadista acontece de 18 a 20 de outubro, no Expominas.


A próxima edição da Superminas, uma das maiores feiras do setor supermercadista do Brasil, já tem data marcada. Neste ano, ela será realizada de 18 a 20 de outubro, no Centro de Exposição George Norman Kutova (Expominas), região Oeste de Belo Horizonte. O evento é organizado pela Associação Mineira de Supermercados (Amis) e, segundo os organizadores, a expectativa é gerar cerca de R$ 1 bilhão em novos negócios durante os três dias. Pelo menos 45 mil pessoas devem passar pelo local.

De acordo com superintendente da Amis, Adilson Rodrigues, a feira em 2011 - a 25ª edição - refletirá o bom momento pelo qual passa o setor no Estado. "Nunca vimos os espaços esgotar tão cedo. Isso demonstra o aquecimento do mercado e a vitalidade da feira", disse.

Conforme Rodrigues, os empreendedores do setor estão apostando alto, principalmente na área tecnológica, que deverá ganhar novo status nesta edição da Superminas. "Os supermercadistas e distribuidores estão investindo em novas ferramentas. A pauta tecnológica já é uma das mais relevantes no dia a dia dos investidores deste segmento em Minas Gerais", disse.

Com o avanço da tecnologia no cotidiano do varejo, a Superminas contemplará, além do setor de alimentos, as atividades dos prestadores de serviços para os supermercadistas. "Vamos segmentar as atividades em dois pavilhões e várias ‘ilhas’ para facilitar tanto os negócios quanto as visitações", antecipou.

A escassez de mão de obra qualifica também é uma questão que estará na pauta do evento. Segundo dados da Amis, há um déficit de profissionais superior a 4 mil vagas. Por isso a Superminas 2011 terá 40 atrações distintas entre palestras técnicas e motivacionais, fóruns, painéis e workshops.

Rodrigues disse que o objetivo é fazer com que o evento seja, cada vez mais, uma oportunidade para que líderes do segmento repensem estratégias e modelos de negócios que rendam resultados satisfatórios. Nesta edição ainda será feito um balanço geral dos impactos das restrições ao uso de sacolas plásticas na Capital.

Fusões e aquisições - Para Rodrigues, as especulações em relação às possibilidades de fusões e aquisições de grandes redes supermercadistas têm pouco impacto sobre Minas. "O mercado varejista de Minas Gerais é bastante pulverizado, até pelas características geográficas do Estado. Embora individualmente essas movimentações sejam bastante vultosas, no geral mudam pouco o contexto regional", avaliou.

Para ele, essas negociações acabam trazendo resultado positivo no sentido de pressionar os empreendedores por mais qualificação. "Há um acirramento do mercado, que acaba se profissionalizando mais", disse.

De acordo com o último balanço divulgado pela Amis, o setor supermercadista mineiro registrou uma pequena retração (1,51%) no acumulado dos sete primeiros meses do ano. Em função deste desempenho a Amis revisou para baixo o crescimento do setor previsto para este ano, que passou de 5,5% para 4%.

De acordo com informações divulgadas pela entidade, a queda nos resultados do primeiro semestre foi causada pelas medidas macroprudenciais implementadas pelo governo federal ao longo do exercício para conter a inflação.


Capacitação - Ao longo de 2011, a Amis vem desenvolvendo um trabalho para contribuir com o desenvolvimento da equipe não só no âmbito profissional, mas em todas as áreas da vida. Coordenado pelo departamento de Recursos Humanos (RH) da entidade e com o nome de "As oito áreas da vida", o projeto tem como objetivo fazer com que os cerca de 50 funcionários tomem conhecimento de assuntos que normalmente não são muito trabalhados nem nas empresas, nem em casa.

Com encontros mensais (em outubro não haverá por motivo da Superminas), chamados de Amis 360º, o projeto propõe que os funcionários façam uma autoavaliação de como estão hoje e como gostariam de estar daqui a alguns anos. "Nós tomamos conhecimento das oito áreas da vida somente quando temos problemas porque não temos o hábito de pensar em longo prazo", ressalta a gerente de RH da Amis, Bárbara Guimarães.

Segundo ela, o projeto tem o intuito de conscientizar as pessoas e fazer com que cada um veja o que está fazendo hoje para alcançar os projetos de vida, pensando proativamente. Ou seja, o trabalho da Amis é fazer com que seus colaboradores não esperem o problema chegar para criar essa consciência.

O projeto "As oito áreas da vida" vem sendo trabalhado desde o mês de março e é composto dos temas econômico-financeiro; lazer; trabalho; desenvolvimento intelectual; saúde; família; amor e espiritualidade. Todos os sete primeiros temas já foram debatidos nos encontros na sede da Amis. "Espiritualidade" será abordado no mês de novembro.


Veículo: Diário do Comércio - MG


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