Crise afeta transportadoras de carga

Leia em 2min 20s

As empresas que operam com carga fracionada foram menos impactadas


O ano de 2011 tem sido de queda nos resultados para muitas empresas mineiras de transporte de carga, na comparação com o ano anterior. Segundo informação do diretor-secretário da Federação das Empresas de Transportes de Carga do Estado de Minas Gerais (Fetcemg), Ulisses Martins Cruz, a retração é um reflexo das crises nas economias dos Estados Unidos e países europeus.

O setor siderúrgico é o que mais contribui com a diminuição nos serviços de transporte. De acordo com o diretor-secretário da Fetcemg, a indústria do aço teve queda de receita entre 35% e 40% no último trimestre, devendo fechar o ano com 10% a menos na receita comparada com 2010. "Como um número expressivo de transportadores presta serviços para siderúrgicas, nosso setor sente as conseqüências", explica.

Cruz também é presidente da Empresa de Transportes Martins (ETM), na Capital. Considerando que os resultados do segundo semestre tradicionalmente são melhores que os do primeiro, graças ao aquecimento do Natal, a transportadora estima fechar o ano com faturamento entre 0,5% e 1,0% superior ao ano passado.

O desempenho da ETM deste ano foi influenciado, segundo o presidente, pela redução na compra de insumos pelas siderúrgicas, no primeiro semestre, e pelos setores de gás e metal-mecânico no segundo. Apesar disso, o planejamento de 2012 constrói números melhores, com alta esperada de 7% sobre 2011, com base em novos negócios em perspectiva.

Carga fracionada - As empresas que concentraram as operações em carga fracionada, ao invés de carga fechada, se beneficiaram da diversificação de clientela. Elas não absorveram integralmente o impacto dos setores em crise. Foi o caso da TG Transportes, em Belo Horizonte, que estima aumentar entre 5% e 6% o faturamento em relação ao ano passado.

O diretor operacional, Adaílton Alfenas Araújo Filho, informou que a TG presta serviços em vários segmentos, como higiene, medicamentos, confecção e calçados. "Tem empresas que trabalham em função de um ou dois grandes clientes, não é o nosso caso. Como trabalhamos com carga fracionada sentimos menos a queda", comemora. Em 2012, a transportadora planeja mudar suas instalações para um imóvel com mais espaço.

Sediada em Machado, no Sul de Minas, a JFW Transportadora registra resultados bem melhores que a média do setor. Conforme informou o comprador Renato Neves, no acumulado de janeiro a setembro deste ano a empresa teve receita 15% superior ao mesmo período de 2010.

Para Neves, o "excelente" desempenho aconteceu graças à conquista de novos clientes. A JFW tem equilíbrio de operação entre carga fracionada e fechada, sendo que esta última é concentrada em clientes do setor têxtil. Este ano, a empresa investiu na compra de 10 veículos novos, dos tipos reboque e semirreboque.


Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Produção nacional de trigo deve ter queda

Conab atribui recuo às geadas no Sul do país à redução da área plantada e &agr...

Veja mais
Carrefour vai fechar mais lojas

Quatro, das sete que tem em Ribeirão Preto, devem encerrar as atividades. O grupo Carrefour deve fechar nos pr&o...

Veja mais
Grandes redes reduzem estimativas

O faturamento das principais redes varejistas para os meses de setembro, outubro e novembro foi revisado para baixo em r...

Veja mais
Cencosud nega negociar com Carrefour

O presidente e fundador da rede varejista chilena Cencosud - controladora das bandeiras GBarbosa, Bretas e Perini no Bra...

Veja mais
Varejo prevê alta nas vendas

A proximidade do Natal aumenta o otimismo do setor varejista para os últimos meses do anoAs entidades representan...

Veja mais
Moda dos chefs amadores influencia até supermercados de luxo

Os brasileiros não querem mais só comida. Querem diversão e muita arte - como já dizia a m&u...

Veja mais
Produtos para solteiros viram novo filão dos supermercados

Varejo aposta no consumidor que mora sozinho e oferece desde meio litro de leite até um pedaço de pizza; p...

Veja mais
Fabricantes reduzem variedades de produtos na Europa

Tendência de 'complexidade menor' diminui custos e é apoiada por parte do varejo, que quer liberar gô...

Veja mais
Vendas de resinas devem cair em 2011

Contrariando as perspectivas otimistas de expansão do início do ano, as vendas de resinas termoplás...

Veja mais