Vendas estáveis em Minas Gerais

Leia em 2min 30s

Comercialização no Estado cresceu apenas 0,67% em agosto na comparação com julho.



Os supermercados de Minas Gerais registraram estabilidade (crescimento de apenas 0,67%) nas vendas no mês de agosto na comparação com julho, sinalizando para o início da recuperação do setor, que acumula variação negativa de 1,44% de janeiro a agosto de 2011 em relação ao mesmo intervalo do ano passado.

O resultado de 2011, apesar de negativo, também aponta para um melhor desempenho nos próximos meses, já que até julho o acumulado apontava retração de 1,51% no setor no Estado. Na comparação entre agosto de 2011 e o mesmo mês de 2010, a variação também foi negativa, dessa vez de 0,99%.

No mês passado foi contabilizada a segunda alta consecutiva nos negócios do setor supermercadista mineiro. Em julho, a comercialização havia aumentado 6,67%, depois de três meses seguidos de retração: -3,23% em abril, -8,30% em maio e -0,79% em junho. Os números são do Termômetro de Vendas, pesquisa mensal realizada pela Associação Mineira de Supermercados (Amis).

Com os resultados de agosto e considerando que o segundo semestre é sempre melhor para o segmento, o superintendente da Amis, Adilson Rodrigues, mantém a expectativa de crescimento de 4% em 2011. O que os empresários esperam é que a partir de setembro o resultado das vendas contribua para reverter o gráfico, que vinha negativo, para positivo e contínuo até o final do ano. "O pior já passou", acredita Rodrigues.

O que pesou no desempenho mais tímido de 2011, de acordo com avaliação do superintendente, foi o grande crescimento do setor supermercadista mineiro nos últimos dois anos, muito acima da média nacional. Em 2010, as empresas do Estado venderam 8,15% a mais do que no exercício anterior, enquanto que na média brasileira o incremento, no mesmo período, foi de 4,2%, ressalta. "Nós estamos trabalhando com a base comparativa muito forte de 2010", assinala Rodrigues.


Previssão - A projeção é de que o ligeiro aquecimento verificado no mês passado se mantenha no período de setembro a dezembro, contribuindo para amenizar o impacto negativo do primeiro semestre. Só em dezembro, as vendas dos supermercados sobem, em média, 30% em relação a novembro, contribuindo para melhorar o resultado acumulado no ano.

Outro fator que influenciou os resultados e impediu que eles fossem melhores foi o fato de agosto ter tido quatro finais de semana, frente aos cinco de julho.

No Estado, a região que teve pior desempenho foi a Centro-Oeste, com recuo de 2,64% nas vendas. A explicação, segundo Rodrigues, é que um grande número de festas populares e exposições tiraram o consumidor das lojas, levando-os a se alimentarem fora de casa. Também venderam menos (0,89%) os supermercados da Zona da Mata.

Já no Sul de Minas Gerais houve incremento de 10,16%, o que ajudou a melhorar os índices do Estado, que foi positivo também na região Central (1,46%), Norte (0,85%), Rio Doce (0,58%) e Triângulo (0,10%).


Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Walmart investe R$ 80 milhões em Minas Gerais

O grupo norte-americano Walmart pretende ganhar força no segmento de e-commerce no Brasil. Só em Minas Ger...

Veja mais
Produtores investem no alho

Volume em Minas Gerais deve crescer 5,3%. Apesar do crescimento das importações de alho pelo Brasil - ent...

Veja mais
Produção de leite deslancha no Nordeste

Cansado de um credor que o "enrolava" havia alguns meses, o empresário mineiro Renato José Pereira acabou ...

Veja mais
Zelo vai abrir 12 lojas até 2013

Quase meio século depois da abertura da primeira loja, no Brás, centro de São Paulo, a Zelo, rede d...

Veja mais
Persiste impasse com Argentina em lácteos

Os produtores de leite da Argentina rechaçaram a proposta brasileira de aumentar a cota mensal de exportaç...

Veja mais
Grupo Camargo Corrêa põe Shopping Jardim Sul à venda

O Shopping Jardim Sul, localizado na zona sul de São Paulo, foi colocado à venda pela Participaç&ot...

Veja mais
Argentina reforça retenção de sapatos

A Argentina voltou a atrasar a liberação das licenças de importação dos calçad...

Veja mais
Políticas de precificação fazem crescer lucro e atraem clientes

A escalada do dólar e da inflação ameaça a estabilidade de preços do varejo alimentar...

Veja mais
Brasileiro valoriza ficar em casa e quer gastar com alimentos frescos

Nos Estados Unidos, onde 52% dos consumidores estão ansiosos sobre o futuro, 42% querem ficar em casa para alivia...

Veja mais