Comercialização no Estado cresceu apenas 0,67% em agosto na comparação com julho.
Os supermercados de Minas Gerais registraram estabilidade (crescimento de apenas 0,67%) nas vendas no mês de agosto na comparação com julho, sinalizando para o início da recuperação do setor, que acumula variação negativa de 1,44% de janeiro a agosto de 2011 em relação ao mesmo intervalo do ano passado.
O resultado de 2011, apesar de negativo, também aponta para um melhor desempenho nos próximos meses, já que até julho o acumulado apontava retração de 1,51% no setor no Estado. Na comparação entre agosto de 2011 e o mesmo mês de 2010, a variação também foi negativa, dessa vez de 0,99%.
No mês passado foi contabilizada a segunda alta consecutiva nos negócios do setor supermercadista mineiro. Em julho, a comercialização havia aumentado 6,67%, depois de três meses seguidos de retração: -3,23% em abril, -8,30% em maio e -0,79% em junho. Os números são do Termômetro de Vendas, pesquisa mensal realizada pela Associação Mineira de Supermercados (Amis).
Com os resultados de agosto e considerando que o segundo semestre é sempre melhor para o segmento, o superintendente da Amis, Adilson Rodrigues, mantém a expectativa de crescimento de 4% em 2011. O que os empresários esperam é que a partir de setembro o resultado das vendas contribua para reverter o gráfico, que vinha negativo, para positivo e contínuo até o final do ano. "O pior já passou", acredita Rodrigues.
O que pesou no desempenho mais tímido de 2011, de acordo com avaliação do superintendente, foi o grande crescimento do setor supermercadista mineiro nos últimos dois anos, muito acima da média nacional. Em 2010, as empresas do Estado venderam 8,15% a mais do que no exercício anterior, enquanto que na média brasileira o incremento, no mesmo período, foi de 4,2%, ressalta. "Nós estamos trabalhando com a base comparativa muito forte de 2010", assinala Rodrigues.
Previssão - A projeção é de que o ligeiro aquecimento verificado no mês passado se mantenha no período de setembro a dezembro, contribuindo para amenizar o impacto negativo do primeiro semestre. Só em dezembro, as vendas dos supermercados sobem, em média, 30% em relação a novembro, contribuindo para melhorar o resultado acumulado no ano.
Outro fator que influenciou os resultados e impediu que eles fossem melhores foi o fato de agosto ter tido quatro finais de semana, frente aos cinco de julho.
No Estado, a região que teve pior desempenho foi a Centro-Oeste, com recuo de 2,64% nas vendas. A explicação, segundo Rodrigues, é que um grande número de festas populares e exposições tiraram o consumidor das lojas, levando-os a se alimentarem fora de casa. Também venderam menos (0,89%) os supermercados da Zona da Mata.
Já no Sul de Minas Gerais houve incremento de 10,16%, o que ajudou a melhorar os índices do Estado, que foi positivo também na região Central (1,46%), Norte (0,85%), Rio Doce (0,58%) e Triângulo (0,10%).
Veículo: Diário do Comércio - MG