O grupo norte-americano Walmart pretende ganhar força no segmento de e-commerce no Brasil. Só em Minas Gerais, a rede de supermercados concluirá investimento de R$ 80 milhões em 2011. Desse montante, R$ 30 milhões foram aplicados na construção de um centro de distribuição (CD) em Vespasiano, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), inaugurado ontem, e na ampliação do CD em Betim, também na RMBH. O restante (R$ 50 milhões) será destinado para a abertura de um hipermercado em Uberlândia (Triângulo Mineiro) até o final deste ano.
Ontem, na inauguração do CD em Vespasiano, o presidente do Walmart Brasil, Marcos Samaha, garantiu que está prevista a abertura de outras lojas para Minas Gerais ainda em 2011. No entanto, ele manteve sigilo sobre municípios e regiões. "Vamos anunciar isso em outro momento", disse.
O CD de Vespasiano é destinado para o setor de e-commerce, através do qual a companhia atende demandas de todo o território brasileiro. o segundo voltado exclusivamente para vendas virtuais que o Walmart inaugura no Brasil. Com 25 mil metros quadrados, o armazém terá capacidade 52% maior que o atual CD destinado ao comércio eletrônico, localizado em São Paulo. O maior volume de vendas virtuais da rede Walmart é de eletroeletrônicos, eletrodomésticos e equipamentos de informática.
Mesmo sem revelar detalhes, Samaha assegurou que a rede continuará investindo na ampliação das vendas pela internet. Por isso, apesar de não adiantar quais serão as regiões, ele disse que já está programada a construção de novos CDs em áreas estratégicas do país. "No acumulado do ano até agora nosso volume de vendas virtuais cresceu 60% sobre idêntico intervalo de 2010, o que demonstra a força que este nicho vem ganhando. O direcionamento para esse segmento é uma diretriz traçada pela marca em todo o mundo", disse.
Apesar de fontes do mercado já darem como certo o Walmart como âncora do Metropolitan Garden Shopping, em Betim (RMBH), o presidente do grupo no Brasil não confirmou a participação no empreendimento. "Conhecemos o projeto e estamos certo de que será muito bem-sucedido, melhorando o comércio de toda a região de Betim. Quanto a nossa participação efetiva, não comentaremos ainda", disse Samaha.
Questionado sobre os impactos da onda de fusões e aquisições no comércio varejista brasileiro, Samaha disse que na ótica do Walmart o principal foco é o crescimento espontâneo da rede. No entanto, ele não descartou a possibilidade de aquisições. "Incorporações fazem parte da nossa trajetória no Brasil e no mundo. Entendemos que a expansão orgânica, respaldada por boas aquisições, é um excelente modelo de crescimento. Mas não comentamos sobre possíveis negociações em andamento", enfatizou.
Fisicamente a rede Walmart está presente em 17 estados brasileiros com 494 pontos de vendas. A empresa prevê encerrar 2011 com a abertura de 80 lojas no país, mediante aporte de R$ 1,2 bilhão e geração de 7 mil postos de trabalho. Só no Brasil, o grupo emprega 27 mil trabalhadores. Em todo o mundo são 2 milhões de pessoas. A rede está presente em 15 países.
Conforme dados da Associação Brasileira de (Abras), a rede Walmart é a terceira maior com atuação no Brasil, com faturamento de R$ 22,334 bilhões em 2010. Em primeiro lugar está o Grupo Pão de Açúcar (R$ 36,144 bilhões) e, em segundo, o Carrefour (R$ 29 bilhões).
Veículo: Diário do Comércio - MG