Lojistas otimistas com as vendas no Dia das Crianças

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Para 53% deles, negócios serão melhores neste ano.


Na avaliação de 53% dos lojistas brasileiros, as vendas no Dia das Crianças deste ano serão melhores do que as registradas na data comemorativa do exercício passado, segundo levantamento feito pela empresa de consultoria Serasa Experian junto a 1.015 empresários do país.

A expectativa respalda a previsão dos varejistas mineiros. Conforme o último levantamento da Federação do Comércio do Estado de Minas Gerais (Fecomércio Minas), 55,6% dos entrevistados apostam na expansão dos negócios neste ano frente a 2010. Já para 38% dos entrevistados pela Serasa Experian, os resultados de 2011 serão iguais aos verificados em 2010, enquanto que em Minas esse índice é de 21%.

A queda na confiança dos comerciantes é fruto, segundo a empresa, da alta da inflação verificada em 2011, da recente desvalorização do real frente ao dólar e das incertezas quanto à economia global. Ainda de acordo com a Serasa Experian, as turbulências na economia externa parecem superar, na visão do consumidor, o novo ciclo de queda de juros do país.

Embora a maioria dos lojistas brasileiros acredite em um Dia das Crianças rentável, os grandes varejistas são os mais entusiasmados com a data. Desses, 67% acreditam em um faturamento maior do que o conquistado na mesma época no ano passado. Já entre as médias e pequenas lojas, esse índice é de 63% e 53%, respectivamente.

Para a consultoria, o maior otimismo das "gigantes" do setor é explicado pelas melhores condições de financiamento oferecidas por esses negócios, sobretudo considerando o atual período de riscos e juros ainda elevados.

Regiões - Na análise por regiões do Brasil, os empresários nordestinos são os que tem maior expectativa positiva em relação à data. Nessa parte do país, 59% dos entrevistados acreditam em um aumento no faturamento na comparação com 2010. No Centro-Oeste o índice chega a 57%, seguido pelo Sudeste (55%), Sul (47%) e Norte (44%).

Para 42% dos varejistas brasileiros, os consumidores vão gastar, em média, até R$ 50 para presentear os filhos. Outros 39% apostam em compras entre R$ 51 e R$ 100 e 14% entre R$ 101 e R$ 200. Com base nos dados levantados, a empresa estima que o brasileiro vá gastar, em média, R$ 77 no próximo Dia das Crianças.

Os brinquedos serão o presente escolhido segundo 70% dos entrevistados. Na seqüência surgem celulares e smartphones (ambos com 9%), eletrônicos (7%) e roupas, sapatos e acessórios e jogos eletrônicos (ambos com 5%). Em 2010, 65% dos consumidores investiram em brinquedos na data comemorativa.

Ainda de acordo com a pesquisa, no caso das vendas a prazo, que devem responder por 54% das operações, o pagamento será feito por meio de cartão de crédito parcelado (49%), cheque pré-datado (24%), financiamento ou crediário (18%) cartão de débito parcelado (3%) e cartão da própria loja parcelado (2%) e outros (4%).

No cheque pré-datado, os parcelamentos serão feitos em até quatro vezes - uma entrada e mais três pagamentos. No cartão de crédito, as compras serão parceladas, em média, em até seis vezes. No financiamento ou crediário, os prazos irão até dez parcelas.

Já os 46% dos consumidores que optarem por comprar à vista devem pagar em dinheiro (41%), cartão de crédito (19%), débito (14%), cheques (14%), cartão da própria loja (1%) e outros (1%).


Veículo: Diário do Comércio - MG


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