A rede varejista norte-americana Walmart investirá R$ 80 milhões em 2011 no Estado de Minas Gerais. Os recursos serão aplicados na inauguração de um Centro de Distribuição (CD) que atenderá as operações de comércio eletrônico de todo o País, e na construção, até o final do ano, de um hipermercado em Uberlândia, e também na expansão de um CD em Betim, inaugurado em 2008.
A empresa informou que, do valor total do investimento, R$ 50 milhões serão usados na construção do hipermercado de Uberlândia, o quarto da rede em Minas Gerais. Essa será uma loja "ecoeficiente", ou seja, construída dentro dos conceitos de sustentabilidade, com redução de 40% no uso de água e 25% no de energia, além da emissão 30% menor de gases do efeito estufa. A unidade terá mais de 9.000 metros quadrados de área construída, sendo 5.500 metros quadrados de área de vendas. A meta é de que o projeto gere aproximadamente 240 empregos diretos.
O Centro de Distribuição do Município de Vespasiano terá aproximadamente 25 mil metros quadrados. A unidade irá armazenar eletrodomésticos, eletroeletrônicos, brinquedos e de telefonia, entre outros produtos. O CD tem sistemas de alta tecnologia de separação de produtos, com etiquetas de leitura eletrônica que dispensam o uso de papel na expedição das mercadorias.
O Walmart afirmou que Minas Gerais tem localização estratégica dentro do território nacional, daí a decisão de ampliar os investimentos no Estado, tanto nas lojas físicas quanto em logística. Atualmente, o Walmart tem seis lojas em Minas Gerais, sendo três hipermercados, dois com a bandeira Maxxi Atacado e um Sam's Club, que, se somados, geram cerca de 2 mil empregos.
Veículo: DCI