Dia das Crianças: Tíquete médio será mantido

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Como em 2010, presentes deverão custar entre R$ 51 e R$ 100, aponta a CDL-BH.


O tíquete médio dos presentes do Dia das Crianças deste ano deverá ficar entre R$ 51 e R$ 100, segundo pesquisa divulgada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH). Menos da metade dos entrevistados (46,45%) pretende gastar este valor. Na edição da pesquisa realizada no ano passado, 48,17% dos consumidores pretendia gastar esta margem de quantia com o presente.

O levantamento constatou ainda que, para 36,92% dos consumidores, o desembolso para os presentes das crianças em 2011 deve ser inferior a R$ 50. Em seguida, 14,48% dos entrevistados afirmaram que pretendem gastar de R$ 101 a R$ 250. Na faixa de R$ 251 a R$ 500 estão apenas 1,47% das pessoas. E 0,68% afirmaram que o valor médio deverá ser acima de R$ 500. A pesquisa foi realizada com 409 consumidores da Capital.

De acordo com o presidente da CDL-BH, Bruno Falci, a pequena diferença na expectativa de tíquete médio de um ano para outro pode ser explicada pela maior conscientização do consumidor. Segundo ele, a cada ano, as pessoas têm procurado se endividar menos, de forma a manter o nome limpo na praça. "De uma forma geral, o cliente tem percebido que quando ele gasta mais do que pode as conseqüências são inevitáveis. Com isso, ele tem preferido pisar no freio na hora das compras, mas não tem deixado de comprar", explica.

Assim, a previsão é que neste ano as vendas de outubro fiquem entre R$ 2,07 bilhões e R$ 2,11 bilhões total entre 3% e 5% superior ao alcançado em 2010. O resultado aponta para manutenção da tendência de crescimento registrada nos anos anteriores. No ano passado, o volume de negócios gerado durante o mesmo período foi de R$ 2,01 bilhões; em 2009, de R$ 1,85 bilhão; e em 2008, de R$ 1,79 bilhão.

Falci destaca ainda que para este ano, conforme 38,67% dos entrevistados, a forma de pagamento preferida será o parcelamento no cartão de crédito. O cartão de débito apareceu em segundo lugar, apontado por 22,41% dos consumidores. "Quando somamos as duas modalidades temos mais de 60% do total de entrevistados afirmando que pretendem comprar no cartão. Essa é uma tendência irreversível do mercado", diz.

A pesquisa revelou ainda que grande parte das compras será efetuada em lojas de rua, já que 21,57% dos entrevistados pretendem comprar os presentes na região onde moram, no comércio de bairro e 20,59% nos principais centros comerciais da cidade, como a região da Savassi e Hipercentro. Já 30,39% dos consumidores disseram que comprarão os presentes nos shopping centers; 10,54% nos shoppings populares; 9,31% afirmaram não ter preferência e 7,6% optarão pelo comércio eletrônico.

Além disso, diferentemente do que ocorreu nos últimos anos, quando o setor de vestuário era o destaque na hora de presentear as crianças, desta vez, o segmento de brinquedos, com os jogos diversos formarão a preferência dos consumidores, de acordo com 31,43% dos entrevistados. Em seguida estão as bonecas, com 18,79%; roupas (13,16%); carrinhos (10,26%); calçados (7,06%); eletroeletrônicos (6,32%); jogos educativos (6,12%); livros (5,01%); bicicletas (1,23%) e instrumentos musicais (0,62%).


Veículo: Diário do Comércio - MG


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