Produtos cobiçados por crianças e adolescentes chegam a custar mais que o dobro do preço dos Estados Unidos
Os pais vão sentir nos próximos dias que o Dia da Criança está caro no Brasil. Um levantamento feito pelo professor de economia Alcides Leite, da Trevisan Escola de Negócios, mostra que alguns produtos cobiçados por crianças e adolescentes chegam a custar mais que o dobro do preço dos Estados Unidos.
O videogame Playstation 3 com 160 GB, por exemplo, pode ser encontrado por R$ 1.290 no Brasil, pelo site de comparação de preços Buscapé. Nos EUA, por R$ 452. O preço no mercado nacional é mais alto também do que em países europeus, como Alemanha (R$ 701) e latino-americanos, como Chile (R$ 674).
O concorrente Xbox 360 está na mesma situação. Entre oito países pesquisados, o Brasil foi o que apresentou preço mais alto. A versão de 250 GB com Kinect (que permite jogar sem controle, apenas com movimentos do corpo) foi encontrada por R$ 1.299 no Brasil pelo site de comparação de preços. Nos EUA, o produto custa pouco mais que a metade (R$ 662). No México ainda está mais alto (R$ 1.139), mas ainda abaixo do preço no Brasil.
Alguns produtos, porém, estão mais baratos no Brasil do que na Europa. É o caso da boneca Barbie Fashionistas Glam, que por aqui sai por R$ 44. O valor é o dobro em comparação com os EUA, onde custa R$ 22, mas está abaixo do preço da França e da Alemanha (R$ 808 em ambos).
Quanto custa. Os dados fazem parte da série 'Quanto Custa', que o blog Radar Econômico, do portal Estadão, publica semanalmente. Trata-se da comparação de preços de um mesmo produto em diferentes países. Desde maio, a série já mostrou, por exemplo, que a corrida de táxi é mais cara em São Paulo do que em Nova York, que o vinho chileno chega à Europa por preço mais baixo que ao Brasil e que a cerveja no País está tão cara quanto em nações ricas.
Veículo: O Estado de S.Paulo