Otimista com o setor atacadista no ano que vem, o Makro, uma das maiores empresas do segmento no País e controlada pelo grupo holandês SHV Holdings N.V., anunciou que já tem previsto um investimento de R$ 240 milhões em expansão no ano que vem. O montante será aplicado na construção de novas lojas e postos de combustível, mas as suas futuras localidades ainda são guardadas a sete chaves pela companhia.
"A nossa idéia é alcançarmos os estados onde ainda não temos operação; naqueles em que já temos loja instalada, vamos marcar presença na segunda e terceira maiores cidades. Estamos analisando também reforçar nossa presença em algumas capitais", afirmou, por meio de uma nota, o presidente do Makro, Rubens Batista Junior.
Apesar da perspectiva para 2009, o Makro não deu por cumprida a missão deste ano e ainda pretende abrir duas novas lojas com a sua bandeira. A próxima inauguração está prevista para ser realizada em dezembro, no Município de Presidente Prudente, extremo oeste de São Paulo.
A estratégia de expansão avançou, na última sexta-feira, com a abertura da 63ª unidade do Makro no País, desta vez, em Porto Velho, Rondônia. Esta é a quarta loja na Região Norte.
A abertura envolveu cerca de R$ 15 milhões para a construção e instalação e mais R$ 6 milhões em estoque de mercadorias. Se mantida essa média de R$ 21 milhões por loja, com o orçamento do ano que vem o Makro expandiria em cerca de 11 novas unidades.
A operação rondonense começa com cerca de 20 mil clientes cadastrados na sua base. A unidade pretende atender também outras cidades da região, como Lábrea, Canutama, Humaitá, Machadinho d'Oeste, Cujubim, Itapuã do Oeste, Candeias do Jamari, Acrelândia, Alto Paraíso, Buritis, Nova Mamoré e departamento do Pando-Bolívia.
Perfil
Braço de comércio de atacado da SHV, o Makro foi fundado em 1968. A primeira loja no Brasil foi aberta em São Paulo, em 1972. Além das lojas da rede, a empresa possui 55 restaurantes e 26 postos de gasolina em todo o território nacional.
Veículo: DCI