Supermercados usarão dispositivos em caixas para evitar venda de bebidas a menores de 18 anos

Leia em 1min 10s

Lei que aumenta fiscalização foi sancionada na manhã desta quarta-feira pelo governador Geral Alckimin


Os supermercados de São Paulo vão instalar em seus caixas dispositivos que bloqueiam a compra no momento em que a venda de bebidas alcoólicas é identificada. O objetivo do alerta é que os operadores peçam documento de identidade ao cliente para certificar que não se trata de um menor de 18 anos. A medida visa a cumprir a lei sancionada na manhã desta quarta-feira (19) pelo governador Geraldo Alckmin, que aumenta a fiscalização à venda desses produtos para crianças e adolescentes no Estado.

Segundo o presidente da Apas (Associação Paulista de Supermercados), João Galassi, o programa já teve início em algumas grandes redes, mas a ideia é que seja implantado por todos os estabelecimentos até o início da fiscalização punitiva, no dia 19 de novembro.

- A iniciativa já começou nas grandes redes e a expectativa é que todos os supermercados tenham aderido em 30 dias. Independente desse programa, já começamos a treinar os funcionários nos termos da nova lei.

A lei, chamada de Antiálcool, prevê multa de R$ 1.745 a R$ 87.250 e até a interdição dos estabelecimentos comerciais que venderam álcool a menores. Serão punidos também os donos de estabelecimentos que, mesmo que não vendam, sejam coniventes com o consumo de álcool por menores.

A fiscalização, de acordo com o governador, será feita por 500 agentes, os mesmos que autuam estabelecimentos que descumprem a lei Antifumo.


Veículo: Portal R7


Veja também

Brasil recebe maior lote de pera americana

Associação de produtores de peras dos Estados Unidos diz que importação da fruta para o pa&i...

Veja mais
Ricardo Eletro inaugura loja na Rocinha

Investimento na unidade ultrapassa R$ 1 milhão.  35 dos 45 funcionários são moradores da comun...

Veja mais
Walmart teve de 'quebrar' sua operação no Brasil

A operação brasileira do Walmart teve de ser "quebrada" para depois poder ser "consertada". A avalia&ccedi...

Veja mais
Rhodia planeja exportar tecidos inteligentes para a Europa

A Rhodia está se estruturando para levar os tecidos inteligentes produzidos no Brasil para o exterior. Segundo af...

Veja mais
Fiorucci, de "patinho feio" a principal foco da Greenwood

O grupo Greenwood fabrica cosméticos para grandes empresas, como Hypermarcas, Lojas Renner e 3M. São 16 mi...

Veja mais
Assolan e Assim são separadas para venda

A Hypermarcas voltou a negociar a venda das operações de alimentos e de higiene e limpeza e os negó...

Veja mais
Kraft volta a investir na marca Royal

A centenária marca Royal, de fermento e sobremesas em pó, é uma incógnita na vida da Kraft B...

Veja mais
Jussara diversifica e atua no setor de saúde

A Jussara, empresa do setor de Laticínios sediada em Patrocínio Paulista, na região de Franca, inic...

Veja mais
Brasília recebe novo congresso internacional de redes varejistas

Com patrocínio do Banco do Brasil, Petrobras e Sebrae entre outros, a Região Centro-oeste receberá ...

Veja mais