Diadema revitaliza Polo de Cosméticos

Leia em 2min 10s

Medidas visam impulsionar a cadeia de cosméticos e resgatar os empregos perdidos


Parcerias, cursos específicos, além do apoio da Prefeitura devem revitalizar o Polo de Cosméticos de Diadema, que perdeu força e pelo menos 5% dos postos de trabalho das empresas do setor nos últimos dois anos. O prefeito Mario Reali afi rmou que o segmento é muito importante para o desenvolvimento do município.
 
“Quando foi criado, pequenos produtores tiveram força para se desenvolver e muitos empregos foram criados. Nós temos as indústrias, a vontade de crescer e, por isso, estamos fomen- Medidas visam impulsionar a cadeia de cosméticos e resgatar os empregos perdidos MiCHelly CyrillO michelly@abcdmaior.com.br Diadema revitaliza Polo de Cosméticos tando novamente o polo, disse Reali.”

O empresário Silvestre de Resende, diretor da Valmari, está no ramo há 31 anos e foi um dos diretores do polo. “Estamos retomando as parcerias porque foram essenciais para o desenvolvimento da associação. Depois que tentamos caminhar sem os apoios, perdemos forças e a união. Estamos formando parceria também com o Sebrae, Senai, entre outros.”

“Há dois anos, a cadeia era formada por 11 mil trabalhadores, acreditamos que em breve vamos recuperar os 5% dos postos de trabalho perdidos nos últimos dois anos. Recentemente promovemos cursos junto com a Abihpec (a associação nacional) e ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial). Investindo em formação, vamos alavancar o grupo de empresas”, disse a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Solange Ferrarezi Zanetta.
 
O curso de produção de cosméticos da Fatec (Faculdade de Tecnologia) previsto para o segundo semestre de 2012 também foi desenvolvido para atender a demanda de profi ssionais do município. O professor Angelo Cortelazzo, coordenador de Ensino Superior de Graduação Fatec afi rmou que a montagem da grade teve auxílio de empresa do setor. “O curso irá capacitar a mão de obra local e vamos ter quatro plantas pilotos de produção de materiais sólidos como lápis e batom, fl uidos, pastosos e voláteis”, explicou.

História Cerca de 50 empresas fabricam cosméticos em Diadema, e outras 40 participam da cadeia produtiva com o fornecimento de embalagens e matéria prima. A ideia de criar uma associação entre as empresas do setor nasceu na administração do então prefeito, José de Fillippi Jr. Com o incentivo do poder público, a expectativa era que as indústrias crescessem e gerassem mais empregos e negócios na cidade. Em 2004 foi criado o Polo que ajudou a fortalecer as empresas. Porém, a perda do apoio da Prefeitura e saída de algumas empresas da associação enfraqueceu o polo.


Veículo: Diário do Grande ABC - SP


Veja também

Promoção agressiva ajuda a Pepsi

A PepsiCo é a mais recente prova de que o sucesso ou o fracasso de uma campanha depende do ponto de vista. No seg...

Veja mais
Produção de trigo será 12,8% menor e chegará a 5,1 mi de toneladas

A colheita do trigo começou no Rio Grande do Sul, último estado a colher no País. O levantamento da...

Veja mais
Chineses querem uma fatia do mercado publicitário brasileiro

Depois de entrar no Brasil através da indústria e varejo automotivo, da tecnologia da informaç&atil...

Veja mais
Grupo Coteminas lança segunda rede de varejo

O grupo Coteminas, do empresário Josué Gomes da Silva, vai abrir a sua segunda operação pr&o...

Veja mais
Sara Lee vende negócio de café

A Sara Lee está vendendo a maior parte de seus negócios de foodservice na América do Norte, o que i...

Veja mais
Comércio está otimista com o Natal

Pesquisa mostra que 88,5% dos entrevistados esperam que negócios superem resultado obtido em 2010.Pesquisa de opi...

Veja mais
Cota comercial de leite em pó tem impasse

Setor privado nacional deve rejeitar proposta de limitação feita pelos exportadores argentinos.Representan...

Veja mais
Hypermarcas vende parte da área de limpeza

Marca de sabão em pó e outros produtos entram na aquisição feita pela Flora, do JBSO grupo H...

Veja mais
Mexicana Femsa quer expandir negócios no Brasil

O grupo estuda abrir a sua rede de conveniências Oxxo no país e quer inaugurar fábrica de refrigerad...

Veja mais