Nestlé Brasil suspende exportação de farinha láctea para os EUA

Leia em 2min 10s

A companhia suíça de alimentos Nestlé suspendeu a venda do cereal Farinha Láctea Nestlé, nos Estados Unidos. O produto é fabricado no Brasil e exportado para atender comunidades de língua portuguesa. A decisão de suspender a exportação do produto para o país norte-americano foi tomada depois de a empresa verificar a presença residual de um pesticida atualmente permitido no país em safras de grãos, excluindo o trigo. O defensivo agrícola é aprovado para o uso no milho e milho de pipoca, por exemplo. Devido a estes fatores locais, o produto será recolhido exclusivamente nos Estados Unidos.

 

Em nota oficial divulgada pela empresa no Brasil, a Nestlé explica que o pesticida utilizado é aprovado para uso no Brasil e os níveis encontrados na Farinha Láctea são inferiores aos padrões brasileiros, mas não é utilizado em produtos de trigo nos Estados Unidos.

 

Esta seria uma medida voluntária da companhia que ainda afirmou que "não recebeu informação de indisposição ou reclamações de consumidores". Mesmo assim a empresa recomendou aos que adquiriram a Farinha Láctea Nestlé que "não consumam o produto e devolvam às lojas onde foram comprados para total reembolso".

 

Segundo a Nestlé, "a retirada aplica-se a todos os tamanhos, variedades e códigos de produção do produto. Nenhum outro produto da Nestlé é afetado". O comunicado da empresa diz ainda que "a Nestlé dos EUA está assessorando a retirada do produto do mercado americano para garantir a contínua qualidade e segurança dos produtos Nestlé".

 

A empresa reiterou que o produto é seguro para os consumidores e atende rigorosamente a legislação brasileira e o Codex Alimentarius, programa conjunto da Food and Agriculture Organization (FAO) e da Organização Mundial da Saúde (OMS), base para legislação alimentar de vários outros países.

 

A Nestlé/DPA (Dairy Partners Americas) é formada por uma joint venture com a cooperativa neozelandesa Fonterra, maior exportadora de lácteos do mundo. A Nestlé Brasil tem 28 unidades industriais nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo.

 

Em todo o Grupo Nestlé, as vendas da empresa no Brasil ocupam o segundo lugar em volume e o quarto em valor, tendo triplicado nos últimos cinco anos. A empresa alimentícia fabrica, comercialização e distribui 1.300 itens de 200 marcas que vende no país. Ela ainda emprega 16,7 mil colaboradores diretos.

 

A Nestlé suspendeu a exportação do cereal Farinha Láctea Nestlé para os Estados Unidos, e recolherá o produto, por conter resíduos de um agrotóxico não permitido naquele país.

 

Veículo: DCI


Veja também

Viracopos receberá aportes de R$ 300 mi

O aeroporto de Viracopos, um dos mais importantes do País, principalmente no que diz respeito ao transporte de me...

Veja mais
Fim de exposição em derivativos faz dívida da Aracruz superar patrimônio

O acordo firmando pela Aracruz com bancos para que a produtora de papel e celulose possa, praticamente, finalizar suas p...

Veja mais
Nova licitação movimentará cargas em trilhos

Apesar da turbulência econômica internacional, o transporte ferroviário de cargas crescerá em ...

Veja mais
Supermercado voltará às compras em 2009

Diante da possível desaceleração do ritmo da economia e do aperto na concessão de cré...

Veja mais
Melitta aposta em café sustentável

Alheia à crise financeira global, a Melitta do Brasil está lançando três novos tipos de caf&e...

Veja mais
Nestlé dos EUA tira farinha láctea brasileira do mercado

A Nestlé dos Estados Unidos anunciou que está tirando do mercado americano a farinha láctea produzi...

Veja mais
Preço baixo faz cair oferta de leite

Agora seria época de maior produção, mas cotações em queda desde julho vêm desa...

Veja mais
Mercado do trigo segue indefinido

O governo comercializou na semana passada todos os 5.705 contratos de 27 toneladas de trigo oferecidos no Paraná ...

Veja mais
SP estuda plantar café robusta

Aumento da demanda e bons preços despertam interesse de cafeicultores paulistas, tradicionais produtores de ar&aa...

Veja mais