Comprar frutas, legumes e verduras da época garante economia média de 30% ao consumidor. O motivo é que durante o período de safra os alimentos têm melhor qualidade e maior oferta no mercado, reduzindo o custo.
O diretor-presidente do instituto de pesquisa Fractal, Celso Grisi, pondera que se uma família consome boa quantidade desses alimentos, o custo é expressivamente menor quando comparado a outro período do ano.
"Os hortifrúti têm muitas oscilações de preços. Quando têm oferta em abundância, fica mais barato comprar. Se o brasileiro consumisse mais frutas e legumes veria o benefício no bolso", acrescenta Grisi.
LISTA DE COMPRA - Levantamento realizado pela Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo mostra que entre outubro e novembro quem colocar na lista de compras frutas como abacaxi pérola, caju, acerola e bananas nanica e prata vai pagará menos quando comparado aos demais meses do ano.
Entre os legumes, as opções da época são berinjela, cenoura, inhame e pepino japonês. "Todos esses produtos são bons para fazer picadinhos e compor um prato bastante nutritivo", sugere o diretor do Fractal. Por fim, as verduras que são encontradas em abundância nessa reta final do ano nos supermercados e feiras livres são alho-poró, brócolis e espinafre.
Veículo: Diário do Grande ABC - SP