Trigo: Argentina conquista mercado

Leia em 1min 30s

O preço competitivo do trigo argentino está levando grandes importadores como a Argélia a considerar trocar a França por outros países que oferecem a commodity mais barata, segundo fontes do mercado. Os grãos da Argentina têm encontrado grande demanda, depois que o Ministério de Agricultura aprovou o embarque da safra antiga antes da chegada da nova remessa.

Ainda há cerca de 2,7 milhões de toneladas de trigo remanescentes da safra 2010/11, estimou José Frogone, analista da corretora Cortina Beruatto, em um relatório. A Argentina é um dos maiores exportadores do cereal no mundo, com a maior parte dos embarques destinados ao Brasil.

Nos nove primeiros meses deste ano, o país exportou 6,4 milhões de toneladas de trigo, sendo 3,4 milhões de toneladas para o Brasil, 470 mil toneladas para o Egito, 270 mil toneladas para o Marrocos, 209 mil toneladas para a Argélia e 135 mil toneladas para a Colômbia, de acordo com o Serviço Nacional de Sanidade e Qualidade Agroalimentícia (Senasa).

Ofertas baratas da Argentina sinalizam que as nações importadoras de trigo, como a Argélia, que tradicionalmente importam da França, agora avaliam alternativas mais baratas. "Há ainda rumores de que a Argélia pode mudar para as ofertas argentinas, ignorando seu tradicional fornecedor, a França", revelou a FCStone em relatório.

O Egito - principal comprador do cereal do mundo - adquiriu em um leilão na semana passada um total de 120 mil toneladas da Ucrânia, para embarque entre 11 e 12 de janeiro. Depois do ucraniano, o trigo argentino é o que tem o preço mais competitivo.

A safra da Argentina em 2011/12 está se desenvolvendo bem e deve somar pelo menos 12,6 milhões de toneladas, segundo a Bolsa de Buenos Aires. A colheita do cereal em 2010/11 somou 15 milhões de toneladas, de acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). (AE)


Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Queijos finos ganham a mesa dos consumidores

Segundo pesquisa da Associação Mineira de Supermercado (Amis) divulgada em outubro, aumentou o consumo de ...

Veja mais
Danone reforça iniciativas sustentáveis

Líder de mercado na categoria de produtos lácteos frescos, a Danone, por meio de suas marcas Activia e Dan...

Veja mais
Crise financeira na Europa preocupa segmento no Brasil

A indústria têxtil nacional registrou queda de 14,5% nos negócios até setembroA crise finance...

Veja mais
Amazônia terá produto certificado

Expansão com padrões de qualidade é meta de fabricantes de artigos dessa região brasileiraO ...

Veja mais
Dinheiro é o meio preferido na hora de comprar roupa

Transações em cartão de crédito aparecem em 2º lugar, com 30%, aponta estudo que ser&aa...

Veja mais
Vaga temporária no varejo cresce menos

Comércio deve criar 160 mil postos neste Natal, alta de 10% sobre 2010; no ano passado, avanço havia sido ...

Veja mais
Comércio espera Natal mais conservador em 2011

Com inflação maior e crise externa, consumidor tende a redobrar cautela Procura por itens mais baratos de...

Veja mais
Publicidade on-line movimenta R$ 3 bilhões por ano no Brasil

Comércio em rede social deve aumentar a participação do setorO Brasil movimenta atualmente R$ 3 bil...

Veja mais
Contratação formal no varejo perde ritmo em SP

Empresários temem crise, revela estudoPreocupações com a possibilidade de que a crise global afete ...

Veja mais