Segundo pesquisa da Associação Mineira de Supermercado (Amis) divulgada em outubro, aumentou o consumo de laticínios na Capital. Em 2001, 3,64% dos entrevistados disseram ter aumentado o consumo de produtos dessa categoria. Em 2011, esse número foi de 9,3%, quase o triplo da demanda. A pesquisa está de acordo com dos dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) sobre consumo e importação de queijos. Entre os meses de janeiro e março de 2011, foram quase 7 milhões de toneladas importadas contra 1,5 milhão de toneladas em 2010.
Em Belo Horizonte, empresários investem no produto. A Enoteca Decanter, loja de vinhos e enogastronomia da Capital, acaba de lançar uma "Carta de Queijos" exclusiva, com opções oriundas de produtores mundiais como França, Itália, Holanda, Portugal, Espanha e, ainda, nacionais. No total, são 34 tipos de queijo entre cura média, mofo azul, curados, mofo branco e frescos. Os clientes terão a opção de degustar os queijos no local, harmonizando com vinhos, ou levar para casa.
Segundo o gerente e enólogo da loja, Lisandro Neis, a casa já oferecia os produtos em sortimentos, mas agora muda a forma de venda. "Os clientes terão uma carta de mesa, poderão comprar por quilo, de acordo com a preferência e em valores extremamente atraentes", informa.
A Enoteca Decanter foi pioneira em cave de queijos climatizada dentro de estabelecimentos enogastronômicos e, há 5 anos, oferece diferentes opções aos clientes. "Diante do sucesso da cave, resolvemos criar uma carta específica de queijos para informar e orientar os clientes", explica Neis.
Veículo: Diário do Comércio - MG