Queijos finos ganham a mesa dos consumidores

Leia em 1min 10s

Segundo pesquisa da Associação Mineira de Supermercado (Amis) divulgada em outubro, aumentou o consumo de laticínios na Capital. Em 2001, 3,64% dos entrevistados disseram ter aumentado o consumo de produtos dessa categoria. Em 2011, esse número foi de 9,3%, quase o triplo da demanda. A pesquisa está de acordo com dos dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) sobre consumo e importação de queijos. Entre os meses de janeiro e março de 2011, foram quase 7 milhões de toneladas importadas contra 1,5 milhão de toneladas em 2010.

Em Belo Horizonte, empresários investem no produto. A Enoteca Decanter, loja de vinhos e enogastronomia da Capital, acaba de lançar uma "Carta de Queijos" exclusiva, com opções oriundas de produtores mundiais como França, Itália, Holanda, Portugal, Espanha e, ainda, nacionais. No total, são 34 tipos de queijo entre cura média, mofo azul, curados, mofo branco e frescos. Os clientes terão a opção de degustar os queijos no local, harmonizando com vinhos, ou levar para casa.

Segundo o gerente e enólogo da loja, Lisandro Neis, a casa já oferecia os produtos em sortimentos, mas agora muda a forma de venda. "Os clientes terão uma carta de mesa, poderão comprar por quilo, de acordo com a preferência e em valores extremamente atraentes", informa.

A Enoteca Decanter foi pioneira em cave de queijos climatizada dentro de estabelecimentos enogastronômicos e, há 5 anos, oferece diferentes opções aos clientes. "Diante do sucesso da cave, resolvemos criar uma carta específica de queijos para informar e orientar os clientes", explica Neis.


Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Danone reforça iniciativas sustentáveis

Líder de mercado na categoria de produtos lácteos frescos, a Danone, por meio de suas marcas Activia e Dan...

Veja mais
Trigo: Argentina conquista mercado

O preço competitivo do trigo argentino está levando grandes importadores como a Argélia a considera...

Veja mais
Crise financeira na Europa preocupa segmento no Brasil

A indústria têxtil nacional registrou queda de 14,5% nos negócios até setembroA crise finance...

Veja mais
Amazônia terá produto certificado

Expansão com padrões de qualidade é meta de fabricantes de artigos dessa região brasileiraO ...

Veja mais
Dinheiro é o meio preferido na hora de comprar roupa

Transações em cartão de crédito aparecem em 2º lugar, com 30%, aponta estudo que ser&aa...

Veja mais
Vaga temporária no varejo cresce menos

Comércio deve criar 160 mil postos neste Natal, alta de 10% sobre 2010; no ano passado, avanço havia sido ...

Veja mais
Comércio espera Natal mais conservador em 2011

Com inflação maior e crise externa, consumidor tende a redobrar cautela Procura por itens mais baratos de...

Veja mais
Publicidade on-line movimenta R$ 3 bilhões por ano no Brasil

Comércio em rede social deve aumentar a participação do setorO Brasil movimenta atualmente R$ 3 bil...

Veja mais
Contratação formal no varejo perde ritmo em SP

Empresários temem crise, revela estudoPreocupações com a possibilidade de que a crise global afete ...

Veja mais