Cultivo de morango chega ao Norte de MG

Leia em 2min

O desenvolvimento da cultura do morango em Minas Gerais, até há alguns anos restrito às regiões mais frias (Sul do Estado), tem se revelado uma alternativa viável para as famílias de pequenos produtores rurais também em outras partes do território mineiro. Com a implantação de diferentes variedades, mais adaptadas aos vários tipos de clima, até no Norte de Minas, em pleno semiárido, a fruta apresenta qualidade com boa produtividade.

Com a pesquisa "Estudo do Comportamento de Cultivares do Morango no Norte de Minas Gerais", realizada pelo pesquisador Mário Sérgio Carvalho Dias, a Empresa de Pesquisas Agropecuárias do Estado de Minas Gerais (Epamig) demonstrou alta produtividade e qualidade dos frutos produzidos naquela região.

"O sucesso das pesquisas com o morango no Norte de Minas se deve ao fato de que nessa região e também no Vale do Jequitinhonha, a umidade relativa do ar é mais baixa e favorece o cultivo sem a utilização excessiva de agrotóxicos para controle de pragas e doenças", explica o coordenador técnico estadual de Fruticultura da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), Sérgio Carvalho,

Outro fator positivo na região, ressalta Carvalho, é que a média das temperaturas no período de produção e até a colheita favorece a cultura do morango. "Durante o dia tem calor e à noite a temperatura baixa bastante. Em alguns municípios a temperatura noturna chega a ser a mesma do Sul de Minas, tradicional região produtora de Minas Gerais", compara o especialista da Emater-MG.

Carvalho ressalta que ainda não há um levantamento consolidado de área cultivada e produção, pois o plantio de morango na região ainda é feito em pequena escala, por produtores familiares. "Em breve teremos esses, pois a Emater-MG está fazendo o levantamento junto aos nossos escritórios locais e junto à Epamig", prevê.


Agroindústria - O estudo da Epamig cita como pontos favoráveis à disseminação da cultura do morango no Norte de Minas a existência de agroindústrias de polpa de frutas, iogurte e geleia, que atualmente compram morangos do Sul de Minas. Com uma produção mais próxima, os empresários poderiam dar preferência aos produtores da região, pois o custo do transporte cairia e a validade do morango seria maior, devido à proximidade.

Por enquanto, para aqueles que já se dedicam à atividade mas ainda não têm escala comercial, uma alternativa para aproveitar a produção é a fabricação artesanal de outros derivados, como geleias e compotas.


Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Shoppings apostam em atrações especiais para atrair público

A mais de um mês antes do Natal, os shoppings se preparam com atrativos para levar o clima da época para de...

Veja mais
Mandioca terá novas normas

Recomendações para determinar qualidade são mais rígidas. A farinha de mandioca terá ...

Veja mais
BRF diz não ter interesse nos EUA, mas avaliou a compra da Sara Lee

A BRF - Brasil Foods tem hoje o foco nos emergentes e não está interessada em conquistar o mercado norte-a...

Veja mais
Cotação do algodão cai 36% em outubro

Situação preocupa produtor às vésperas do plantio da nova safra; quem não fechou pre&...

Veja mais
Dona do Veja, Reckitt fará aporte histórico no Brasil

Para fortalecer presença no país, gigante de produtos de limpeza estuda aquisição de marcas ...

Veja mais
Redes sociais influenciam ações comerciais de empresas

Kraft reeditou o Halls de Uva Verde depois de intensos apelos dos consumidoresNão são dois ou três c...

Veja mais
Consumidor negro sofistica compras

O crescimento da economia brasileira mudou o padrão de vida da população negra do país, que ...

Veja mais
Setor de brinquedos vai bem em crises, diz líder da Mattel

A Mattel Inc., maior fabricante de brinquedos do mundo, está em busca de um Natal feliz. A fabricante das Barbie...

Veja mais
O duro ajuste da Hypermarcas

Administrar os efeitos negativos dos ajustes em sua estratégia no curto prazo para virar a página e esquec...

Veja mais