Itaú faz parceria com Assaí em microcrédito

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Objetivo é oferecer crédito aos 180 mil micro e pequenos empreendedores clientes da rede atacadista do grupo Pão de Açúcar, em suas 60 lojas


O microcrédito ganha cada vez mais importância no Itaú. Tanto que, no intuito de fomentar ainda mais os pequenos negócios acaba de firmar uma parceria com o atacadista Assaí, do grupo Pão de Açúcar, para levar crédito aos microempreendedores.

Por enquanto, o produto estará disponível somente em 33 lojas do Assaí na grande São Paulo e na cidade do Rio de Janeiro, mas a proposta é estender a todas as 59 pertencente ao grupo, nos próximos três anos.

Segundo Eduardo Ferreira, superintendente do Itaú Microcrédito, muitos clientes da rede são micro ou pequenos empreendedores com potencial para, mas que muitas vezes não conseguem dinheiro para ampliar seu negócio, como a compra de umforno, uma chapa de lanches, móveis e até equipamentos de informática. “Com essa oportunidade, estaremos mais perto desse público”, diz Ferreira.

O alvo da parceria são os cerca de 180 mil clientes do Assaí que, ao visitar uma das lojas terão à disposição funcionários do banco que farão o atendimento a estes pequenos empresários. Segundo o Itaú, o empreendedor preenche uma proposta e marca uma visita com o agente de microcrédito da região.

“Queríamos prestar algum tipo de serviço aos nossos clientes com dificuldade para conseguir crédito e nosso objetivo é proporcionar isso a eles”, revela Belmiro Gomes, diretor de atacado autosserviço do Grupo Pão de Açúcar.

Para o desenvolvimento desta parceria não foi preciso criar infraestrutura, já que o Itaú já possui balcões de atendimento da sua financeira em parceria com o grupo Pão de Açúcar.

Carteira

No Itaú Microcrédito, carteira do banco voltada a este segmento, 80% dos clientes são microempreendedores informais emais de 60% estão em renovação de crédito e, muitos deles, estão entre a 5ª ou até na 10ª renovação do crédito.

Carlos Ximenes, executivo responsável pelo microcrédito no banco, atribui este “sucesso” ao modelo utilizado pelo Itaú para desenvolver o microcrédito nas comunidades : o uso do agente de crédito. Tratase de um funcionário do banco que além de ofertar o crédito tem um papel de multiplicador de boas práticas, pois além de oferecer, acompanhar e até recuperar o crédito também exercita um papel de educador financeiro. “É uma pessoa com identidade com a comunidade e microcrédito é relacionamento”, garante.

Atualmente, o Itaú trabalha com 70 agentes em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre. Ao todo são 4,3 mil microempreendedores tanto formais quanto informais, em geral das classes C, D e E. A operação de microcrédito foi criada em 2003 por meio de parceria com o IFC, braço financeiro do Banco Mundial. Em 2010, o Itaú fechou R$ 14,9 milhões em contratos de microcrédito. 

■ ITAÚ Em 2010, microcrédito cresceu 12,7% ante 2009 e somou R$14,9mi

■ ASSAÍ Vendas brutas da atacadista cresceram 35,6% no terceiro trimestre, ante 2010, para R$ 1,10 bi


Veículo: Brasil Econômico


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