Conhecido pelo temperamento forte, o empresário Abilio Diniz, presidente do conselho de administração do Grupo Pão de Açúcar, afirmou ontem, durante palestra promovida no evento HSM Expomanagement, em São Paulo, que aprendeu a ter mais serenidade.
Em resposta a uma das perguntas do público sobre seu comportamento, Diniz disse que mudou sua atitude. "Antes, eu ia 'pro pau'", afirmou. "Hoje, sou o mesmo de antes sem os defeitos do passado."
À saída da palestra, o empresário preferiu silenciar sobre uma eventual retomada do plano de fusão com o Carrefour, rechaçado pelo atual sócio do grupo de Diniz, o francês Casino.
"Não falo mais sobre isso [com jornalistas] para não dar margem a problemas", disse. Diniz também não se estendeu com previsões sobre o desempenho da economia. Ele se limitou a dizer que as vendas do Grupo Pão de Açúcar serão boas no fim deste ano. "Estou com uma expectativa otimista."
De acordo com ele, um dos motivos de sua mudança é o interesse pelo pensamento do professor de marketing indiano Raj Sisodia. O indiano foi indicado a ele por outro guru da gestão, o norte-americano Jim Collins, do qual Diniz é seguidor. Sisodia é conhecido pela metodologia "paz e amor".
"Adotei o preceito de não somente ir em busca de uma fatia da renda dos consumidores, mas também de uma fatia de seus corações", afirma o líder de uma das líderes do varejo do país.
Segundo Diniz, é preciso conciliar resultados financeiros e um desempenho de avaliação que pode ser considerada mais abstrata. "É claro que é importante obter lucro. Do contrário, os investidores não dão bola para você. Mas o que queremos é ser uma empresa que dê orgulho a seus acionistas."
Veículo: Folha de S.Paulo