Multiplan investirá R$ 1 bi para novos shoppings da rede

Leia em 3min 50s

Nada de crise financeira mundial para atrapalhar os planos de expansão da Multiplan no ano que vem. Líder no segmento de shopping centers, o grupo pretende investir R$ 1 bilhão em 2012, quase toda a projeção estimada pelo grupo até 2013 que, no início do ano, era de R$ 1,3 bilhão. Segundo o sócio-fundador do grupo, José Isaac Peres, os investimentos devem contemplar, apenas em 2012, 12 novos empreendimentos. "Planejamos investir no ano que vem, algo próximo de R$ 1 bilhão", disse ele, ao DCI.

De acordo com Peres, a controladora e construtora de shoppings pretende fechar o ano de 2011 com 15 unidades no Brasil, focadas nas Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Assim como aconteceu nos segmentos supermercadistas e atacadistas, a procura por mais espaços para levantar shoppings chega à Região Nordeste, que também atraiu a atenção das administradoras de centros de compras. Tanto que no projeto de crescimento da empresa a proposta de atender ao público pernambucano chamou a atenção; com isso, o projeto de crescimento do grupo vai atingir o nordeste. "O ParkShopping Maceió é a primeira iniciativa que abre caminho para a Multiplan na região", diz o presidente.

Para reafirmar a estratégia de crescimento da companhia, Peres analisa de maneira pontual a atual crise financeira mundial. "O Brasil está sempre em turbulência, isso não afeta nossos planos", diz, e completa: "O executivo brasileiro sabe driblar como ninguém uma crise".

Conforme os números da empresa, de maio a junho a companhia investiu R$ 165,8 milhões, dos quais 91,9% na construção de shoppings e torres comerciais. Já no terceiro trimestre do ano a empresa contabilizou lucro líquido de R$ 65,26 milhões, o que representa um avanço de 40,8% em relação ao ganho apurado no mesmo período do ano passado. As vendas dos shoppings da companhia atingiram R$ 2 bilhões no terceiro trimestre, alta de 11,8% ante 2010.

Shoppings

Atualmente, a Multiplan tem quatro projetos de shopping center em andamento, três dos quais previstos para terminar em 2012, segundo Peres. Um deles é o Jundiaí Shopping, empreendimento localizado no interior de São Paulo que espera aquecer a economia local a partir de setembro do ano que vem, com 193 lojas - 17 âncoras e megalojas - em um es paço de 45.000 m² construídos; um outro é o ParkShopping Maceió, previsto para o segundo trimestre de 2013, como um complexo urbano multiúso (com hotel e escritórios).

Outro centro de destaque em processo de construção é o ParkShopping Campo Grande, na zona oeste do Rio de Janeiro. Com público potencial de 650 mil pessoas, o empreendimento terá 273 lojas, seis restaurantes, sete salas de cinema e área gourmet externa.

Também no Rio de Janeiro, segue em desenvolvimento o Village Mall, estimado em cerca de R$ 410 milhões, com enfoque em moda, cultura e gastronomia e destaque em um teatro de 1.000 acentos e quatro salas VIP de cinema para receber 396 pessoas. Neste ano, o grupo inaugurou a primeira aposta na região do Grande ABC, o ParkShopping São Caetano. A unidade conta com 218 lojas, sendo 15 delas âncoras e megalojas.

Sobre o perfil dos empreendimentos criados pela Multiplan, o presidente explica que foi contra as pesquisas de mercado. "Apostamos nesse shopping no período de pós-crise financeira de 2008, quando o mundo ainda estava instável. As pesquisas indicavam um perfil de shopping mais popular, mas acreditamos que o ParkShopping São Caetano marca uma revolução no conceito de centro de compras do ABC", disse o presidente do grupo Multiplan. "A região não tinha nenhum centro comercial dessas dimensões voltado às classes A e B, mas está preparada", concluiu.

Para subsidiar o amplo projeto de expansão do grupo para 2012, no último mês, a Multiplan anunciou a captação de R$ 300 milhões com a emissão de debêntures. De acordo com a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), foram vendidos 30 mil papéis, não conversíveis em ações, em uma série única e com valor nominal de R$ 10 mil cada. Os recursos captados serão utilizados para construção, aquisição ou desenvolvimento de shoppings, expansão, incorporação de empreendimentos imobiliários comerciais e residenciais em áreas adjacentes aos da companhia.

Prêmio

Neste ano, a Multiplan recebe o Prêmio DCI de empresa mais admirada do Brasil pelos executivos de seu segmento. Com 36 anos de experiência, a empresa ficou à frente de concorrentes como BR Malls, grupo General Shoppings e Sonae Sierra. Para o presidente, ser escolhido dentre os concorrentes é resultado de um trabalho bem feito. "É uma honra receber o Prêmio DCI, ainda mais quando são nossos concorrentes que escolhem", finaliza Peres.


Veículo: DCI


Veja também

Alta venda de móveis e eletrodomésticos puxam o varejo

O aumento de 16,5% das vendas de móveis e eletrodomésticos em setembro ante o mesmo mês de 2010 puxo...

Veja mais
PepsiCo confirma a compra da Biscoitos Mabel

Com aquisição da empresa de Goiás, multinacional reforça sua aposta em alimentos no BrasilAp...

Veja mais
Walmart otimista com preço baixo

Aos poucos, a estratégia Preço Baixo Todo Dia do Walmart dá sinais de que pode vingar também...

Veja mais
PepsiCo paga R$ 800 milhões por biscoitos Mabel para expandir rede

A PepsiCo anunciou ontem a compra da totalidade das ações da Mabel, marca de biscoitos de Goiás fun...

Veja mais
Alta em sete de dez ramos do varejo ampliado

Entre as dez atividades que compõem o varejo ampliado, sete registraramm expansão em setembro na compara&c...

Veja mais
Vendas do comércio sobem 0,6% em setembro

Em relação ao mesmo período de 2010, o crescimento foi de 5,3%, segundo a pesquisa mensal do IBGEAp...

Veja mais
Walmart e empresas se unem e criam movimento pelo desenvolvimento econômico da mulher

  Pacto multissetorial estabelece metas em prol do equilíbrio de gênero na economia brasileira &...

Veja mais
Kraft anuncia recall de fermento Royal por falha na vedação

A Kraft Foods anunciou nesta quinta-feira o recall de embalagens de 100 gramas e 250 gramas do fermento em pó Roy...

Veja mais
Importação de eletrônicos esbarra no roubo de cargas

"Em 50 anos, nunca vi uma única carga ser extraviada num navio, mas já vi um caminhão inteiro sumir...

Veja mais