Nada de crise financeira mundial para atrapalhar os planos de expansão da Multiplan no ano que vem. Líder no segmento de shopping centers, o grupo pretende investir R$ 1 bilhão em 2012, quase toda a projeção estimada pelo grupo até 2013 que, no início do ano, era de R$ 1,3 bilhão. Segundo o sócio-fundador do grupo, José Isaac Peres, os investimentos devem contemplar, apenas em 2012, 12 novos empreendimentos. "Planejamos investir no ano que vem, algo próximo de R$ 1 bilhão", disse ele, ao DCI.
De acordo com Peres, a controladora e construtora de shoppings pretende fechar o ano de 2011 com 15 unidades no Brasil, focadas nas Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Assim como aconteceu nos segmentos supermercadistas e atacadistas, a procura por mais espaços para levantar shoppings chega à Região Nordeste, que também atraiu a atenção das administradoras de centros de compras. Tanto que no projeto de crescimento da empresa a proposta de atender ao público pernambucano chamou a atenção; com isso, o projeto de crescimento do grupo vai atingir o nordeste. "O ParkShopping Maceió é a primeira iniciativa que abre caminho para a Multiplan na região", diz o presidente.
Para reafirmar a estratégia de crescimento da companhia, Peres analisa de maneira pontual a atual crise financeira mundial. "O Brasil está sempre em turbulência, isso não afeta nossos planos", diz, e completa: "O executivo brasileiro sabe driblar como ninguém uma crise".
Conforme os números da empresa, de maio a junho a companhia investiu R$ 165,8 milhões, dos quais 91,9% na construção de shoppings e torres comerciais. Já no terceiro trimestre do ano a empresa contabilizou lucro líquido de R$ 65,26 milhões, o que representa um avanço de 40,8% em relação ao ganho apurado no mesmo período do ano passado. As vendas dos shoppings da companhia atingiram R$ 2 bilhões no terceiro trimestre, alta de 11,8% ante 2010.
Shoppings
Atualmente, a Multiplan tem quatro projetos de shopping center em andamento, três dos quais previstos para terminar em 2012, segundo Peres. Um deles é o Jundiaí Shopping, empreendimento localizado no interior de São Paulo que espera aquecer a economia local a partir de setembro do ano que vem, com 193 lojas - 17 âncoras e megalojas - em um es paço de 45.000 m² construídos; um outro é o ParkShopping Maceió, previsto para o segundo trimestre de 2013, como um complexo urbano multiúso (com hotel e escritórios).
Outro centro de destaque em processo de construção é o ParkShopping Campo Grande, na zona oeste do Rio de Janeiro. Com público potencial de 650 mil pessoas, o empreendimento terá 273 lojas, seis restaurantes, sete salas de cinema e área gourmet externa.
Também no Rio de Janeiro, segue em desenvolvimento o Village Mall, estimado em cerca de R$ 410 milhões, com enfoque em moda, cultura e gastronomia e destaque em um teatro de 1.000 acentos e quatro salas VIP de cinema para receber 396 pessoas. Neste ano, o grupo inaugurou a primeira aposta na região do Grande ABC, o ParkShopping São Caetano. A unidade conta com 218 lojas, sendo 15 delas âncoras e megalojas.
Sobre o perfil dos empreendimentos criados pela Multiplan, o presidente explica que foi contra as pesquisas de mercado. "Apostamos nesse shopping no período de pós-crise financeira de 2008, quando o mundo ainda estava instável. As pesquisas indicavam um perfil de shopping mais popular, mas acreditamos que o ParkShopping São Caetano marca uma revolução no conceito de centro de compras do ABC", disse o presidente do grupo Multiplan. "A região não tinha nenhum centro comercial dessas dimensões voltado às classes A e B, mas está preparada", concluiu.
Para subsidiar o amplo projeto de expansão do grupo para 2012, no último mês, a Multiplan anunciou a captação de R$ 300 milhões com a emissão de debêntures. De acordo com a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), foram vendidos 30 mil papéis, não conversíveis em ações, em uma série única e com valor nominal de R$ 10 mil cada. Os recursos captados serão utilizados para construção, aquisição ou desenvolvimento de shoppings, expansão, incorporação de empreendimentos imobiliários comerciais e residenciais em áreas adjacentes aos da companhia.
Prêmio
Neste ano, a Multiplan recebe o Prêmio DCI de empresa mais admirada do Brasil pelos executivos de seu segmento. Com 36 anos de experiência, a empresa ficou à frente de concorrentes como BR Malls, grupo General Shoppings e Sonae Sierra. Para o presidente, ser escolhido dentre os concorrentes é resultado de um trabalho bem feito. "É uma honra receber o Prêmio DCI, ainda mais quando são nossos concorrentes que escolhem", finaliza Peres.
Veículo: DCI