Com a intenção de chegar a todos os públicos consumidores, o Grupo Pão de Açúcar (GPA) resolveu priorizar a estratégia de expansão para as lojas de menor formato, e fará a conversão de cinco novas unidades sob a bandeira Extra Fácil para a marca Minimercado Extra, projeto que conta com aporte de R$ 36 milhões. A expectativa é que até o final do ano a marca conte com 19 unidades, sendo 14 unidades originárias da bandeira Extra Fácil.
O processo final de conversão está previsto para o primeiro semestre do ano que vem, com 66 lojas envolvidas. "Fizemos uma avaliação sobre o que o consumidor precisa e reestruturamos o formato, agregando valor, principalmente, às seções de perecíveis. Tudo isso com mais conforto, qualidade, atendimento próximo e eficiente, e toda a confiança que a marca Extra já traz às famílias brasileiras", diz João Simões, diretor de Operações do Minimercado Extra.
De acordo com a varejista, a reformulação nas unidades vai desde a comunicação até o padrão de operação. As lojas transformadas também irão ter maior área de vendas: cerca de 300 metros quadrados, o que é 100 metros a mais que a média do formato das antigas unidades, que terão foco em produtos perecíveis. "Fizemos uma avaliação sobre o que o consumidor precisa e a partir daí reestruturamos o formato, agregando valor, principalmente, às seções de perecíveis. Todo esse processo visa a trazer a melhor opção de compra para o dia a dia aos consumidores, que cada vez têm menos tempo", afirma o executivo.
Para implementar os ajustes nas unidades e fazer a escolha do novo nome, foram precisos 18 meses de estudo e seis pesquisas, além da realização de um projeto piloto em quatro lojas na capital paulista e uma em Santo André, na região do Grande ABC. A varejista, inclusive, já inaugurou a primeira unidade sob a nova marca, localizada na zona sul de São Paulo.
Alta das vendas
As projeções do GPA apontam que as cinco bandeiras convertidas apresentaram um crescimento de 40%, se comparadas ao antigo formato, desde quando o projeto piloto foi implantado no início do ano. A expectativa é que as unidades mantenham os bons índices de crescimento na mesma proporção. Além da ampliação da área de vendas, as unidades a serem transformadas, também deverão ter maior número de caixas (check-outs) e aumento de 100% do quadro de funcionários. No setor de Frutas, Verduras e Legumes (FVL), o formato também expandiu a variedade de processados e a linha de mercearia, totalizando um mix de 3.500 itens
Conforme informações da varejista, a expectativa para os três próximos anos é a abertura de cerca de 420 novas unidades, sendo a maioria dos projetos focados em supermercados de proximidade, que são os de bairro.
Delivery
Além de investimentos nas lojas de pequeno formato, o GPA também aposta na entrega em domicílio. No Pão de Açúcar Delivery foram investidos na ordem de R$ 5 milhões para inaugurar uma nova plataforma de comércio alimentar on-line. A expectativa do grupo com a novidade é que as transações feitas através de entrega cresça pelo menos 10 vezes, o que representa alta de 30% nas vendas do serviços até o final do ano.
"O Pão de Açúcar Delivery vem se consolidando como uma ferramenta de fácil acesso e sortimento de alta qualidade. Nestes 16 anos de operação já atendemos a mais de 25 milhões de pedidos", como afirma João Edson Gravata, diretor de Operações do Pão de Açúcar.
Nas lojas físicas, de onde saem os produtos enviados para as entregas, a rede declara que o suporte operacional também foi modificado. Um novo processo de automação deve garantir mais higiene e cuidado aos produtos, além de possibilitar que os funcionários contem com recursos tecnológicos. "Os colaboradores foram reagrupados em times e cada um deles passou a cuidar especificamente de uma categoria de alimentos, tornando-se especialistas", comenta José Carlos Peralta, gerente-operacional do Pão de Açúcar Delivery.
Prêmio
A experiência do GPA no varejo foi decisiva para receber o Prêmio DCI de Empresa Mais Admirada do País de 2011. O grupo, que tem o francês Casino como sócio, levou o primeiro lugar pelos votos dos executivos do segmento direcionados à Casas Bahia, da qual é controlador. À reportagem, o presidente do GPA, Eneas Pestana disse: "É uma honra receber o prêmio e o reconhecimento dos principais executivos do País. Ser destacado como o primeiro do varejo mostra que soubemos superar os desafios e aproveitar as oportunidades. Tudo isso, sem dúvidas, porque temos as pessoas certas, com energia, garra e determinação para fazer sempre o melhor", comemorou ele.
Veículo: DCI