Grupo Pão de Açúcar cria nova bandeira para conversão

Leia em 3min 50s

Com a intenção de chegar a todos os públicos consumidores, o Grupo Pão de Açúcar (GPA) resolveu priorizar a estratégia de expansão para as lojas de menor formato, e fará a conversão de cinco novas unidades sob a bandeira Extra Fácil para a marca Minimercado Extra, projeto que conta com aporte de R$ 36 milhões. A expectativa é que até o final do ano a marca conte com 19 unidades, sendo 14 unidades originárias da bandeira Extra Fácil.

O processo final de conversão está previsto para o primeiro semestre do ano que vem, com 66 lojas envolvidas. "Fizemos uma avaliação sobre o que o consumidor precisa e reestruturamos o formato, agregando valor, principalmente, às seções de perecíveis. Tudo isso com mais conforto, qualidade, atendimento próximo e eficiente, e toda a confiança que a marca Extra já traz às famílias brasileiras", diz João Simões, diretor de Operações do Minimercado Extra.

De acordo com a varejista, a reformulação nas unidades vai desde a comunicação até o padrão de operação. As lojas transformadas também irão ter maior área de vendas: cerca de 300 metros quadrados, o que é 100 metros a mais que a média do formato das antigas unidades, que terão foco em produtos perecíveis. "Fizemos uma avaliação sobre o que o consumidor precisa e a partir daí reestruturamos o formato, agregando valor, principalmente, às seções de perecíveis. Todo esse processo visa a trazer a melhor opção de compra para o dia a dia aos consumidores, que cada vez têm menos tempo", afirma o executivo.

Para implementar os ajustes nas unidades e fazer a escolha do novo nome, foram precisos 18 meses de estudo e seis pesquisas, além da realização de um projeto piloto em quatro lojas na capital paulista e uma em Santo André, na região do Grande ABC. A varejista, inclusive, já inaugurou a primeira unidade sob a nova marca, localizada na zona sul de São Paulo.

Alta das vendas

As projeções do GPA apontam que as cinco bandeiras convertidas apresentaram um crescimento de 40%, se comparadas ao antigo formato, desde quando o projeto piloto foi implantado no início do ano. A expectativa é que as unidades mantenham os bons índices de crescimento na mesma proporção. Além da ampliação da área de vendas, as unidades a serem transformadas, também deverão ter maior número de caixas (check-outs) e aumento de 100% do quadro de funcionários. No setor de Frutas, Verduras e Legumes (FVL), o formato também expandiu a variedade de processados e a linha de mercearia, totalizando um mix de 3.500 itens

Conforme informações da varejista, a expectativa para os três próximos anos é a abertura de cerca de 420 novas unidades, sendo a maioria dos projetos focados em supermercados de proximidade, que são os de bairro.

Delivery

Além de investimentos nas lojas de pequeno formato, o GPA também aposta na entrega em domicílio. No Pão de Açúcar Delivery foram investidos na ordem de R$ 5 milhões para inaugurar uma nova plataforma de comércio alimentar on-line. A expectativa do grupo com a novidade é que as transações feitas através de entrega cresça pelo menos 10 vezes, o que representa alta de 30% nas vendas do serviços até o final do ano.

"O Pão de Açúcar Delivery vem se consolidando como uma ferramenta de fácil acesso e sortimento de alta qualidade. Nestes 16 anos de operação já atendemos a mais de 25 milhões de pedidos", como afirma João Edson Gravata, diretor de Operações do Pão de Açúcar.

Nas lojas físicas, de onde saem os produtos enviados para as entregas, a rede declara que o suporte operacional também foi modificado. Um novo processo de automação deve garantir mais higiene e cuidado aos produtos, além de possibilitar que os funcionários contem com recursos tecnológicos. "Os colaboradores foram reagrupados em times e cada um deles passou a cuidar especificamente de uma categoria de alimentos, tornando-se especialistas", comenta José Carlos Peralta, gerente-operacional do Pão de Açúcar Delivery.

Prêmio

A experiência do GPA no varejo foi decisiva para receber o Prêmio DCI de Empresa Mais Admirada do País de 2011. O grupo, que tem o francês Casino como sócio, levou o primeiro lugar pelos votos dos executivos do segmento direcionados à Casas Bahia, da qual é controlador. À reportagem, o presidente do GPA, Eneas Pestana disse: "É uma honra receber o prêmio e o reconhecimento dos principais executivos do País. Ser destacado como o primeiro do varejo mostra que soubemos superar os desafios e aproveitar as oportunidades. Tudo isso, sem dúvidas, porque temos as pessoas certas, com energia, garra e determinação para fazer sempre o melhor", comemorou ele.


Veículo: DCI


Veja também

JBS planeja ampliar participação em lácteos no ano que vem

Impacto cambial e prejuízo da subsidiária americana provocam perdas de R$ 67,5 milhões A JBS cogita...

Veja mais
Restaurantes e bares na mira da Marfrig em 2012

Companhia vai disputar mercado de alimentação fora de casa, que movimenta R$ 60 bilhões, por meio d...

Veja mais
Fundador da rede Assaí volta para o supermercado

Dois anos após vender o controle da rede de atacado para o Pão de Açúcar, Rodolfo Nagai reto...

Veja mais
Nova fábrica da Nestlé dá força à cadeia leiteira no RJ

O engenheiro de estradas Edmundo Pereira Furtado, 69, mineiro de Juiz de Fora, recebeu certo dia um ultimato do seu card...

Veja mais
Sonda faz promoção de 37 anos

Para celebrar 37 anos, a rede Sonda Supermercados, com 21 lojas, traz em sua campanha especial de aniversário a p...

Veja mais
Coop segue líderes da venda de roupas de marca própria

Seguir os passos dos líderes Grupo Pão de Açúcar, Carrefour e Walmart parece ser o plano da ...

Veja mais
Safra de algodão pode bater recorde histórico

O Brasil deve colher uma safra recorde de algodão em pluma em 2012, superando 2,1 milhões de toneladas, co...

Veja mais
Alimentos em multiplicação

Produção mineira de grãos cresce 57% entre 2000 e 2010. No mesmo período, aumento da popula&...

Veja mais
Cruzamento gera tomate roxo que não é transgênico

Fruto produzido por equipe da USP tem mais substâncias antitumoresPlanta é o resultado de hibridizaç...

Veja mais