Impacto cambial e prejuízo da subsidiária americana provocam perdas de R$ 67,5 milhões
A JBS cogita ampliar sua participação no mercado de lácteos no ano que vem. No demonstrativo financeiro do terceiro trimestre, divulgado na segunda-feira, o presidente-executivo da companhia, Wesley Batista, afirmou que a empresa “tem planos para 2012 que serão importantes para garantir e elevar nossa presença (no segmento)”. Dona das marcas Vigor, Leco e Danúbio, a JBS busca negócios em produtos demaior valor agregado, uma vez que sua base de produção de carnes in natura e processada já está consolidada.
O impacto cambial e o resultado negativo da subsidiária americana Pilgrim’s Pride provocaram prejuízo líquido de R$ 67,5 milhões à JBS no terceiro trimestre. No mesmo período do ano passado, a maior processadora mundial de carne bovina apresentou lucro de R$ 143 milhões.
Melhora em 2012
Entre julho e setembro, a processadora americana de frangos Pilgrim's Pride (da qual a JBS tem 67% de participação) registrou perdas de US$ 162 milhões; no mesmo intervalo, o prejuízo com a variação cambial foi de R$ 170 milhões. De acordo com a empresa, o desempenho do mercado de frango nos EUA começa a reagir, com a adequação dos estoques em relação à demanda. Batista afirmou em comunicado que “há sinalização de melhora a partir de 2012”.
A receita mundial no terceiro trimestre cresceu 10,6%, alcançando R$ 15,6 bilhões. As operações no Mercosul somaram R$ 3,9 bilhões, uma alta de 11,9%. O volume total comercializado mundialmente foi de 2,14 milhões de toneladas, entre carne in natura e industrializada, um declínio de 2,5% em comparação ao ano anterior. A empresa fechou o trimestre com caixa de R$ 5,6 bilhões. O montante será usado para abater dívidas de curto prazo.
Veículo: Brasil Econômico