Kimberly inova com papel higiênico

Leia em 2min 20s

Tudo começou com um produto. Em 2008, a Kimberly -Clark cria o Neve Naturali, primeiro papel higiênico com 100% de fibra reciclada para atender o projeto do Walmart que incentiva empresas a desenvolverem produtos com menor impacto ambiental. No entanto, o Neve Naturali foi o pontapé inicial para uma série de transformações de sustentabilidade nas plantas da empresa no Brasil e fora do país. A Kimberly-Clark é a vencedora do Prêmio Eco em Práticas de Sustentabilidade na categoria Sustentabilidade em Produtos ou Serviços, empresas de grande porte.

Além de reciclado, o produto traz outras inovações. Sem perder tamanho, o Neve Naturali utiliza 13% a menos de filme plástico na embalagem do que o Neve tradicional. Isso se deve a uma tecnologia capaz de deixar o produto mais compacto. Quando o pacote é aberto, os rolos de papel voltam ao tamanho normal. A tecnologia gera ganhos para toda a cadeia de produção.

"Com o produto mais compacto é possível colocar uma quantidade maior dentro dos caminhões de distribuição. Isso significa redução nas emissões de CO2 ", diz Priya Patel, diretora da categoria de cuidados com a família da empresa. "O varejista também ganha 18% de espaço nas gondolas do supermercados."

A partir do Neve Naturali a empresa passou a olhar para uma série de processos internos. A maioria dos fornecedores da fibra utilizada para sua fabricação estava na região de São Paulo, distante da fábrica localizada em Correia Pinto, em Santa Catarina, no Sul. "Para diminuir as distâncias entre matéria-prima e a fábrica, fizemos um trabalho para desenvolver e fortalecer os fornecedores locais. Esse processo resultou uma economia de mais de 30 mil quilômetros."

O segundo aspecto foi reaproveitar o lodo, resíduo que sobra do processo de reciclagem do papel, para gerar energia para a própria fábrica. Além de substituir parte do diesel usado nos processos da fabricação de papel, a empresa deixou de jogar resíduos nos aterros sanitários. Os filetes de plástico, que sobram das embalagens de todos os produtos Neve, ganharam um novo destino. As rebarbas de plástico passaram a ser utilizadas nas embalagens secundárias, que não possuem contato com o produto, da linha Neve. Finalmente, a água passou a ser reaproveitada em sistemas de circuito fechado dentro da fábrica.

Em agosto, a Kimberly-Clark lançou a plataforma Por um Brasil Mais Verde, com ações de sustentabilidade que se tornaram o norte da empresa. Além do Neve Naturali, hoje 55% do portfólio de Neve é compactado. A Kimberly-Clark certificou seus produtos e obteve o selo do Conselho Brasileiro de Manejo Florestal (FSC). Fechou parceria com a The Nature Conservance (TNC) para neutralização da pegada hídrica. A empresa investiu R$ 30 milhões para a campanha. A ideia foi levada para fábricas de outros países da América Latina.


Veículo: Valor Econômico


Veja também

Consumo em alta atrai os investidores no varejo

O faro empreendedor da empresária Denise Somera a levou, na companhia do marido e sócio Cássio Buse...

Veja mais
Nos EUA, marca própria tem mais espaço

A exemplo de muitas redes de supermercados americanos, a Safeway queria aumentar a venda de seus produtos de marca pr&oa...

Veja mais
Estrela vai atrás de novos mercados

Além de aproveitar o boom de crescimento de consumo no Nordeste para expandir suas operações e aume...

Veja mais
Dados de importadose fabricantes nacionais para 2011 destoam

Os dados divulgados pelos importadores de máquinas e equipamentos e os fabricantes nacionais não batem. A ...

Veja mais
Venda de roupas esportivas cresce com grandes eventos

No rastro de destruição deixado pelas fortes chuvas que atingiram a região serrana do Rio de Janeir...

Veja mais
Endividada, Jurema sai de cena

A dona da ervilha Jurema vai dar um tempo. Com 36 anos de mercado, a Brasfrigo encerra a produção de molho...

Veja mais
L’Oréal traça plano para ser a “pílula da beleza”da farmácia

Brasil vende 30% mais dermocosméticos em 2011 e deve virar segundo maior negócio do grupo em 2012Há...

Veja mais
Apesar de pressão dos acionistas, Carrefour não trocará presidente executivo

O Carrefour, segundo maior varejista do mundo, negou que o atual presidente-executivo da empresa, Lars Olofsson, ser&aac...

Veja mais
Agência aprova portabilidade de planos de saúde para demitidos

Aposentado também terá direito a migrar para plano de saúde individual sem novas carênciasDec...

Veja mais