Tudo começou com um produto. Em 2008, a Kimberly -Clark cria o Neve Naturali, primeiro papel higiênico com 100% de fibra reciclada para atender o projeto do Walmart que incentiva empresas a desenvolverem produtos com menor impacto ambiental. No entanto, o Neve Naturali foi o pontapé inicial para uma série de transformações de sustentabilidade nas plantas da empresa no Brasil e fora do país. A Kimberly-Clark é a vencedora do Prêmio Eco em Práticas de Sustentabilidade na categoria Sustentabilidade em Produtos ou Serviços, empresas de grande porte.
Além de reciclado, o produto traz outras inovações. Sem perder tamanho, o Neve Naturali utiliza 13% a menos de filme plástico na embalagem do que o Neve tradicional. Isso se deve a uma tecnologia capaz de deixar o produto mais compacto. Quando o pacote é aberto, os rolos de papel voltam ao tamanho normal. A tecnologia gera ganhos para toda a cadeia de produção.
"Com o produto mais compacto é possível colocar uma quantidade maior dentro dos caminhões de distribuição. Isso significa redução nas emissões de CO2 ", diz Priya Patel, diretora da categoria de cuidados com a família da empresa. "O varejista também ganha 18% de espaço nas gondolas do supermercados."
A partir do Neve Naturali a empresa passou a olhar para uma série de processos internos. A maioria dos fornecedores da fibra utilizada para sua fabricação estava na região de São Paulo, distante da fábrica localizada em Correia Pinto, em Santa Catarina, no Sul. "Para diminuir as distâncias entre matéria-prima e a fábrica, fizemos um trabalho para desenvolver e fortalecer os fornecedores locais. Esse processo resultou uma economia de mais de 30 mil quilômetros."
O segundo aspecto foi reaproveitar o lodo, resíduo que sobra do processo de reciclagem do papel, para gerar energia para a própria fábrica. Além de substituir parte do diesel usado nos processos da fabricação de papel, a empresa deixou de jogar resíduos nos aterros sanitários. Os filetes de plástico, que sobram das embalagens de todos os produtos Neve, ganharam um novo destino. As rebarbas de plástico passaram a ser utilizadas nas embalagens secundárias, que não possuem contato com o produto, da linha Neve. Finalmente, a água passou a ser reaproveitada em sistemas de circuito fechado dentro da fábrica.
Em agosto, a Kimberly-Clark lançou a plataforma Por um Brasil Mais Verde, com ações de sustentabilidade que se tornaram o norte da empresa. Além do Neve Naturali, hoje 55% do portfólio de Neve é compactado. A Kimberly-Clark certificou seus produtos e obteve o selo do Conselho Brasileiro de Manejo Florestal (FSC). Fechou parceria com a The Nature Conservance (TNC) para neutralização da pegada hídrica. A empresa investiu R$ 30 milhões para a campanha. A ideia foi levada para fábricas de outros países da América Latina.
Veículo: Valor Econômico