A crise internacional vai balizar o plano de abertura de capital (IPO) da empresa especializada em venda eletrônica Nova Pontocom, que é responsável pela administração dos sites de Casas Bahia, Extra e Ponto Frio. Ela deverá estar apta à entrada de investidores até seis meses antes do previsto inicialmente, conforme informações de seu CEO, Germán Quiroga.
Apesar de ainda não ter data definida, o executivo explicou que o movimento deveria ocorrer só no final de 2012 ou em 2013, mas por volta de junho de a empresa já estará pronta para o IPO. Quiroga também disse que a Nova Pontocom estuda adquirir outras companhias, e que o mercado ainda tem espaço para consolidações. Esta opinião é compartilhada pelo presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Sussumu Honda, paraquem o "atacarejo" deverá ser o foco das fusões e aquisições no comércio em 2012. A consolidação do segmento ocorrerá depois de dois anos intensos em termos de fusões no varejo brasileiro.
Segundo Honda, por mais que o ranking do setor esteja com a liderança consolidada, o Brasil tem empresas que deverão ainda despontar. "Existe a possibilidade de grandes empresas de 'atacarejo' terem suas fusões e aquisições. Uma empresa que podemos destacar, pelo apetite e crescimento em base nessa estratégia, é a [chilena] Cencosud", disse ele, que destaca a compra recente da rede fluminense de supermercados Prezunic, a R$ 875 milhões.
Veículo: DCI