ZTE lança smartphone que vem de fábrica com capa, cores e emblemas de grandes times, apostando na paixão do brasileiro pelo futebol
Objetos inseparáveis de seus donos, os celulares hoje são quase um documento de identidade. Na memória, armazenam dados e contatos importantes. Do lado de fora, capas customizadas revelam a personalidade de quem os usa. Mas uma das grandes paixões dos brasileiros, o futebol, estava meio ao largo dessa tendência de exibir, na capinha do aparelho, o time do coração. Estão chegando às lojas neste fim de ano os smartphones que já vêm de fábrica com cores e emblemas de grandes times do Brasil. A primeira leva que a fabricante ZTE disponibilizou para o mercado é para torcedores do Flamengo, Vasco, Corinthians, São Paulo e Palmeiras. No início de 2012, outros clubes também entrarão em campo com suas bandeiras. O jogador Thomás, 18 anos, do rubro-negro carioca, foi o primeiro a ter seu aparelho. “Vou tocar o hino do Mengão muito alto. Era tudo o que eu queria”, declarou ele durante o lançamento do projeto Celular dos Campeões, na semana passada, no Rio de Janeiro.
A música dos times virá gravada no próprio cartão de memória do aparelho, e o usuário receberá três capas com estampas diferentes de seu time para que possa escolher a que melhor expressa sua paixão. Os corintianos terão, entre as opções, uma imagem com visual retrô, lembrando a criação do clube em 1910. O kit dos sãopaulinos inclui uma capa com o mascote do clube paulista. Os palmeirenses serão brindados com o distintivo criado em 1942, além de versões mais atuais. A tradicional caravela ganhou destaque no smartphone vascaíno. Uma das capas que os flamenguistas poderão usar relembra o título mundial conquistado em 1981.
Pode até parecer amor exagerado, mas comprar produtos com escudos futebolísticos é hábito já muito comum no Exterior, sobretudo na Europa. Dacio Augusto Oliveira, diretor da Zero-X, empresa que distribui os produtos da ZTE, ressalta que o torcedor está também ajudando na arrecadação de seu time: “Esta é uma estratégia ainda pouco explorada no Brasil. Os clubes ganham royalties sobre as vendas e podem reforçar seu caixa.” A presidente do Flamengo, Patrícia Amorim, achou o aparelho fashion. “Engana-se quem pensa que as mulheres não vão gostar”, previu.
O Celular dos Campeões tem configuração básica entre os smartphones com teclado qwerty, que facilita a digitação de mensagens. O aparelho tem dois chips, câmera, rádio FM, MP3 e Bluetooth. A ZTE aposta na sua popularização no País. “A marca ainda não é muito conhecida entre os brasileiros, por isso escolhemos o futebol como um tema para os aparelhos”, destacou o diretor de vendas da ZTE do Brasil, Alexandre Siqueira.
MODA
Torcedores do Flamengo, Vasco, Corinthians, São Paulo e Palmeiras são os primeiros a embarcar na nova tendência
Veículo: Revista Isto É