As mudanças que envolvem o Grupo Pão de Açúcar (GPA) neste final de ano vão desde o novo layout da logomarca Pontofrio, que ao ter o nome escrito sem separação busca chegar aos clientes com um conceito de modernidade e jovialidade, até o acirramento da mudança das bandeiras Extra Fácil de São Paulo para novas lojas Minimercado Extra. Já os concorrentes como o grupo Walmart saem por outras frentes, como a linha do treinamento, principalmente feminino.
No caso da empresa liderada pelo sócio francês Casino e o empresário Abílio Diniz, a meta do GPA é ampliar a atuação da mudança de conceito e, no caso Minimercado, a previsão é investir cerca de R$ 36 milhões. O valor inclui modernização e adequação dos formatos, com ações desde a comunicação até o padrão de operação, comunicação visual e sortimento de produtos.
O projeto de conversão do formato Extra Fácil para Minimercado Extra começou no dia 11 de novembro de 2011, com uma nova loja inaugurada na Avenida Lins de Vasconcelos, no bairro do Cambuci, na zona sul de São Paulo. Nesta mesma data, outras cinco lojas que receberam a proposta piloto no começo do ano de 2011, passaram a operar com a nova marca. Lá, houve crescimento de 40% nas vendas. "Fizemos uma avaliação sobre o que o consumidor precisa e a partir daí, reestruturamos o formato, agregando valor, principalmente, às seções de perecíveis", disse por meio de nota João Simões, diretor de Operações do Minimercado Extra.
Para Marcelo Bazzali, diretor de Marketing do GPA, os estudos realizados confirmaram a tendência de um consumidor cada vez mais multicanal e que necessita de modelos que os atendam em diferentes momentos de compra. "O mesmo consumidor que faz uma compra abastecedora pode necessitar de uma compra de reposição, ou de um item específico para uma refeição".
Segundo a empresa, o novo formato ganhará mais 10 unidades até o final do ano, sendo 6 delas originárias de Extra Fácil e 4 novas lojas. A finalização da conversão das 66 lojas Extra Fácil está prevista para o 1º semestre de 2012. A decisão da marca Minimercado Extra é facilitar a percepção do consumidor, que destaca a bandeira como Extra Hiper, Extra Supermercado, Drogaria Extra, Posto Extra e o canal de não alimentos www.extra.com.br.
Em entrevista recente ao DCI, o vice-presidente Executivo do Grupo Pão de Açúcar Hugo Bethlem afirmou que a perspectiva para o próximo ano ainda é bastante positiva, por isso vale manter os planos no País. "Em 2012 a economia brasileira continuará sua expansão, embora provavelmente em ritmo menor do que em 2011". Outro destaque do executivo é com relação ao armazenamento de produtos. "A política de estoques do Grupo é segura e nos deixa tranquilos em relação ao futuro. Nossas mercadorias ficam pouco tempo nos armazéns e são escoadas facilmente pelas lojas", disse Bethlem.
Já ao ser questionado sobre o impacto da crise internacional no varejo interno, o GPA parece manter a linha de que o cenário ficará aos poucos com sinal de oferecer menos receio. "O Brasil enfrentará a crise econômica mundial em 2012 com muito mais condições de fazê-lo do que em ocasiões anteriores."
Treinamento
Enquanto o Grupo Pão de Açúcar reforça a mudança de visual, o concorrente Carrefour mantém firme as campanhas de tevê de vendas para o Natal, o líder do varejo mundial Walmart corre para preencher vagas com o programa de trainees "100 mulheres na liderança", que faz parte da meta global da companhia, de aperfeiçoar o contingente feminino.
No Brasil, a empresa idealizou e articulou o "Movimento Empresarial pelo Desenvolvimento Econômico da Mulher", pacto multissetorial que estabelece metas em prol do equilíbrio dos gêneros na economia brasileira e conta com a adesão de mais de 50 empresas privadas, ONGs, entidades de classe, organismos multilaterais e poder público.
O programa de trainees "100 mulheres na liderança", entre outras ações, tem como objetivo alcançar 25% dos cargos de liderança ocupados por mulheres e visa formar uma turma específica de mulheres líderes em todo o Brasil, com vagas para diretoras e gerentes gerais das unidades do Walmart - que no Nordeste atua por meios das redes Bompreço, Hiper Bompreço, TodoDia, Maxxi Atacado e Sam's Club.
A base da formação será de seis meses e, por meio de treinamentos teóricos, práticos, seminários, palestras e workshops, elas terão o desenvolvimento comportamental e técnico e aprenderão as rotinas da gestão de uma unidade, ao mesmo tempo em que verão maneiras de equilibrar a vida pessoal e profissional. O recrutamento será feito internamente. Mais informações no e-mail: brselecao@wal-mart.com. As selecionadas começam a atuar em fevereiro de 2012 no País.
Veículo: DCI