Otimismo de faturar mais no Natal envolve 82% das grandes empresas

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A parcela de empresas que esperam lucrar mais neste Natal do que faturaram no ano passado, no mesmo período, caiu de 69% para 55%. De acordo com a edição natalina da Pesquisa Serasa Experian de Expectativa Empresarial, porém, na análise por porte, 82% das grandes empresas do varejo brasileiro ainda acreditam que seu faturamento aumentará neste Natal, em comparação com igual data de 2010. Vale destacar que também compartilham desta opinião 63% das médias empresas e 55% das pequenas. -

Para a entidade, o resultado mantém-se positivo, a despeito da queda em âmbito global, mas evidencia que a política monetária restritiva aplicada por todo o terceiro e parte do quarto trimestre afetou a expectativa do varejista nacional.

Dos mil varejistas que participaram do estudo, 31% acreditam que vão repetir o faturamento do Natal do ano passado - considerado o melhor da década - e 14% preveem queda das vendas. Roupas, sapatos e acessórios devem ser os itens mais procurados nas lojas em função das Festas.

Na opinião dos varejistas, os gastos com presentes serão assim dispostos: 26% serão de até R$ 50; 39%, de R$ 51 a R$ 100; 22%, de R$ 101 a R$ 200; 7%, de R$ 201 a R$ 300; 4%, de R$ 301 a R$ 500, e 2%, acima de R$ 500. As vendas à vista deverão ser pagas por 42% em dinheiro; 25%, cartão de crédito; 19%, cartão de débito; 13%, cheque, e 1%, cartão da loja.

Das compras a prazo, 48% serão pagas por cartão de crédito parcelado; cheque pré-datado, 25%; financiamento ou crediário, 19%; cartão da loja parcelado, 2%; cartão de débito parcelado, 2%, e outros, 2%.

Brinquedos e experiências

A rede PBKids Brinquedos diz que já está preparada para a chegada do Natal, em suas 57 lojas. Durante o período que antecede a data, a marca prevê um crescimento de 12% das vendas, em comparação ao mesmo período do ano passado.

"Este período combina dois elementos de grande relevância: nossas lojas abastecidas com todos os últimos lançamentos em brinquedos e a felicidade dos pais em presentear os filhos", declarou diretor-comercial da companhia, Celso Pilnik, que espera um Natal de vendas semelhantes às do Dia da Criança.

Já a companhia O melhor da vida, que comercializa experiências (como saltos de para-quedas), espera vender 15 mil presentes para este Natal, o que representaria crescimento de 75% sobre o resultado da data no ano passado. "Utilizaremos todas as plataformas para levar ao e-consumidor a importância de dar presentes que marcam a vida para sempre, ainda mais em uma data tão importante como o Natal", afirmou o diretor-executivo da companhia, Jorge Nahas.



Veículo: DCI


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