A rede varejista Magazine Luiza, com 447 lojas no País e que inaugurou 44 lojas na Grande São Paulo no dia 22 de setembro, afirma que sua estratégia para entrar nesse mercado já está dando certo e, 40 dias depois da abertura, as unidades já chegam a representar 20% do faturamento total da rede. No número total de pontos-de- venda, as lojas na capital paulista representam apenas 10%.
O grupo, administrado pela empresária Luiza Helena Trajano, revela que já conquistou mais de 200 mil novos clientes na região, que compraram cerca de R$ 75 milhões em produtos e serviços da empresa.
O Magazine Luiza, que tem lojas nos Estados de Santa Catarina, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, São Paulo, Paraná, Goiás e Mato Grosso do Sul, ainda não possuía lojas na cidade de São Paulo e já planejava entrar na região com um maior número de lojas simultaneamente, o que causou movimentação na concorrência. A rede é uma das maiores no varejo de eletrodomésticos, eletrônicos e móveis, ao lado da Casas Bahia e do Ponto Frio.
Outras unidades devem ser abertas em breve na capital, e há previsão de investir o montante de R$ 150 milhões até 2010 para atuar com um total de 120 lojas na Grande São Paulo, verba da qual R$ 75 milhões serão oriundos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A expectativa anunciada anteriormente pela empresa, que nasceu na cidade de Franca, no interior paulista, é de que daqui a quatro anos a região renda R$ 1 bilhão aos seus cofres.
A companhia também explicou que "um dos grandes objetivos ao ingressar na região metropolitana era reforçar a utilização do Cartão de Crédito Magazine Luiza", explorando o potencial para esse tipo de compra nesse mercado, no lugar de carnês. Tanto que mais de 37 mil cartões com a bandeira da rede foram gerados e responderam por 31% das vendas totais.
A empresa deve continuar a investir na divulgação e nas suas ações e campanhas promocionais, como os sorteios do Caminhão do Faustão. Durante todo o ano de 2008, os clientes que comprarem qualquer produto acima de R$ 50,00 concorrem a dois caminhões de prêmios.
Veículo: DCI 07/11/2008