Aberta temporada de volta às aulas

Leia em 3min 20s

Estimativa é de que as vendas cresçam até 15% sobre o mesmo período de 2010.


As vendas de Natal mal terminaram e as papelarias de Belo Horizonte já se preparam para o período de volta às aulas. O estoque de materiais escolares já está comprado e, a partir dessa semana, tomará conta das prateleiras das lojas. A estimativa é de que as vendas cresçam até 15% neste ano sobre o mesmo período de 2010. As apostas estão nos lançamentos do setor que incluem desde itens que levam a marca de grifes de roupas e personagens que agradam às crianças até a volta ao mercado brasileiro de marcas norte-americanas, como Paper Mate e Sharpie.

O diretor de Marketing da Leitura, Gervásio Teles Carvalho, destaca que os estoques estão montados e os materiais já estão nas lojas. "Esta semana já vamos preparar as lojas com os materiais escolares, que estão nos estoques. Nós começamos a fazer as compras de produtos em maio e concluímos em novembro", diz.

Carvalho explica que 80% das compras foram feitas ainda no primeiro semestre do ano como forma de garantir preços melhores no momento da aquisição e passar isso ao consumidor na hora da venda. "Compramos muita coisa antecipada, conseguimos bons preços e vamos praticar valores competitivos", garante. Somente as compras de lançamentos foram feitas no segundo semestre, mas todos os itens adquiridos também já estão nas lojas.

O objetivo da Leitura é crescer entre 8% e 10% nas vendas de volta às aulas sobre o mesmo período do exercício passado. Carvalho informa que a Leitura deve fechar 2011 com incremento entre 6% e 8% sobre o acumulado de 2010, fora a inflação do período. Além dos preços competitivos, a Leitura aposta no crédito como forma de atrair os clientes. A empresa parcela o pagamento em até seis vezes no cartão. Outro benefício que deve atrair mais clientes para a Leitura é a parceria firmada recentemente com o programa de relacionamento Dotz.

Moderado - A Port, empresa especializada em artigos de papelaria, escritório e informática, com três unidades na capital mineira, uma em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), e uma em Brasília (DF), espera crescer até 15% nas vendas do período de volta às aulas de 2012 sobre o mesmo intervalo de 2011. No entanto, o gerente de Marketing da empresa, Geraldo Melo, acredita em um incremento um pouco menor, entre 5% e 10%.

Ele explica que a crise econômica que está assombrando o mercado mundial deve influenciar as compras. "As pessoas vão buscar itens mais baratos, mas não acredito que elas deixarão de consumir. Por isso, ainda terá crescimento", observa. As vendas de material escolar da Port começaram em agosto. Além de atuar no varejo, a empresa fornece produtos de linhas diversas para lojistas. Melo afirma que nem a proximidade com o Natal reduziu o número de pedidos das revendas, como costuma acontecer.

Ainda de acordo com ele, algumas lojas, que também trabalham com presentes, aproveitam o período do Natal para fazer caixa e somente depois o fechamento dessas vendas, começam a montar estoque para o volta às aulas. "Por isso, ainda temos demanda por produtos para revendas no início de janeiro", diz. Nas lojas da Port a expectativa é de casa cheia.

Melo explica que a empresa está trabalhando com mix de produtos variados, com preços que atendem a todas as classes sociais. "Nós entendemos que as crianças freqüentam escolas e precisam de materiais seja qual for a classe social em que se enquadra", afirma. Os lançamentos também são uma grande aposta.

Ele informa que as fornecedoras estão preparando ações nos pontos de vendas para atrair os clientes. "Duas grandes marcas norte-americanas, a Sharpie e a Paper Mate, estão voltando para o mercado brasileiro com força total. Isso preocupa as outras fornecedoras que também vão investir em marketing", observa. A Port é única distribuidora da Sharpie e da Paper Mate em Belo Horizonte.


Veículo: Diário do Comércio - MG




Veja também

Produtores da região do Jaíba buscam a certificação

Em plena safra, atualmente os preços pagos pelo limão no mercado interno estão baixosA demanda aque...

Veja mais
Após Natal, descontos de até 80%

Os consumidores que optaram por deixar as compras de final de ano para após o Natal encontram, a partir de ontem,...

Veja mais
Comércio otimista com vendas em 2012

Mas lojistas estão mais cautelosos."Otimismo cauteloso". Essa é a expressão de ordem para os empres...

Veja mais
Adapte sua carreira à vida pessoal

"Jogar tudo para o alto" não é um conceito inimaginável aos profissionais que buscam o equilí...

Veja mais
Setor de brinquedos cresceu 8% no Natal

A indústria registrou aumento de 8% nas vendas de brinquedos ao varejo no Natal deste ano, na comparaç&ati...

Veja mais
Garoto quer ser a joia da coroa da Nestlé no Brasil

O português António Diogo, diretor-geral da Garoto, não quer concorrer com o Convento da Penha, fund...

Veja mais
Promoções pós-Natal têm descontos de até 70%

Produtos com até 70% de desconto em lojas físicas e virtuais. Os saldões de Natal em 2011 come&cced...

Veja mais
Vendas de Natal crescem abaixo do esperado

As compras de última hora para o Natal revelaram que o setor de eletrodomésticos teve alta procura e o mov...

Veja mais
Planos de expansão de lojas se tornam menos agressivos

As principais varejistas do país começaram a definir os planos de investimento para 2012. Consultadas nos ...

Veja mais