Expectativa é de que os negócios registrem crescimento de até 40% ante mesmo período do ano passado - Supermercadistas reforçaram estoques de bebidas para fazer frente a alta demanda de fim de ano
Ainda comemorando o bom resultado do Natal, os supermercadistas mineiros iniciam a última semana deste ano apostando nas vendas visando às comemorações do Ano Novo. A aposta é em produtos como as bebidas (espumantes, vinhos, cervejas e refrigerantes), carnes (bovina e suína) e frutas (secas ou in natura). A expectativa do setor é de repetir o período natalino e fechar o ano com aumento nas vendas de até 40%.
O otimismo é das lojas do hipermercado Extra em Minas Gerais, controladas pelo grupo Pão de Açúcar, que espera resultado mais que positivo na ação promocional na última semana de 2011. Entre os dias 26 e 31 de dezembro, as lojas promovem o saldão, com descontos de até 50% em bazar, têxtil, eletroeletrônicos, brinquedos, além dos itens sazonais. A expectativa do grupo é de alta de até 40% nas vendas em relação ao evento realizado no ano anterior. Além disso, todos os alimentos sazonais poderão ser parcelados em até quatro vezes sem juros no cartão Extra.
"Esperamos superar os resultados das edições anteriores. Para isso contamos com os fornecedores que já reconhecem o evento como importante canal para aumento de vendas e, do lado dos clientes, eles esperam pelo evento sabendo que será oportunidade de negócio", disse o diretor de Operações Varejo SP do Extra, Geraldo Monteiro,
Uma das empresas que está apostando nas vendas na última semana de 2011 é a rede Super Nosso Gourmet, que fez pedidos 20% superiores em relação a 2010. Segundo o gerente de Negócios Hamilton Dias de Almeida, o grupo de supermercados antecipou as compras para garantir um mix variado. A expectativa é que as vendas cresçam entre 10% a 15% em relação ao mesmo período do ano passado.
"O nosso planejamento começou em junho, quando antecipamos os nossos pedidos para garantir melhores preços e o abastecimento a tempo", disse Almeida. Entre os itens campeões de vendas nesta época o destaque no Super Nosso fica por conta dos cortes de carnes para churrasco e as bebidas. "Trabalhamos principalmente com espumantes e vinhos, que ganham destaques especial nas prateleiras", completa. Além disso, a rede preparou estoque de queijos e embutidos (como salaminhos), frutas secas e produtos que são consumidos nesta época como acompanhamento das ceias.
Interior - No interior, por conta das festas de fim de ano, o período é favorável para os supermercados, setor que fica bastante movimentado. Os dados da Associação dos Supermercadistas de Uberaba (Assuper), no Triângulo Mineiro, apontam que as vendas de Natal cresceram 12% em relação ao ano passado. Agora, os empresários do setor querem faturar a semana que antecede o réveillon.
O diretor da Assuper, Matusalém Alves, prevê que o momento deva continuar no mesmo ritmo que o do período natalino. "A gente espera um crescimento de até 12% com saída maior de produtos que compõe a ceia de réveillon, as carnes para churrasco e as bebidas. De maneira em geral os comerciantes prepararam os estoques para não faltar mercadoria, já ciente de que esse período é tradicionalmente positivoõ, disse.
o que fez o grupo Zebu Carnes Supermercados. Com quatro unidades em Uberaba, a rede varejista comemora o desempenho do Natal, pensando no potencial de vendas. Para o empresário Matusalém Alves, o mês de dezembro é tão bom para comércio varejista que a expectativa é de fechar 30% maiores que novembro.
"Com o bom desempenho da economia do país, as medidas de desoneração adotada pelo governo federal e o baixo índice de desemprego fazem com que os consumidores tenham mais confiança e melhor poder de compra. Com isso, os comerciantes podem acreditar que o desempenho este ano será ainda melhor que o ano passado, apontando para um crescimento superior a 12% nas vendas", disse Matusalém Alves.
Além do comércio, os supermercados terão horário especial no fim de semana do réveillon. Na sexta, dia 30 de dezembro, o funcionamento é normal. No sábado, dia 31 na véspera de Ano Novo, o horário é estendido até as 21h. "No feriado, os supermercados estarão fechados, segundo acordo firmado pela Assuper", disse Matusalém.
Otimismo também no interior de Minas
No Centro-Oeste de Minas, os supermercadistas também apostam para crescimento. Nas 21 lojas da rede de Supermercados ABC, sediada em Divinópolis, a expectativa é ainda mais otimista, com aumento de 15% nas vendas da última semana do ano.
Segundo o gerente de Marketing Edmar Cardoso, as bebidas e espumantes, ao lado das carnes são o carro-chefe nesta época do ano. A cesta de produtos que impulsionam o comércio inclui ainda as lentilhas e as frutas secas e as in natura como maçã, pêra e as uvas, usadas geralmente nas saladas ou para compor a mesa de réveillon. "Para não faltar nenhum produto para o consumidor, antecipamos as nossas compras e reforçamos o estoque, confiantes de que as vendas terão um diferencial esse ano", disse.
A rede de Supermercados Alvorada, que tem sede em Pouso Alegre e mais 11 lojas, em outras cidades do Sul de Minas, a expectativa é igualmente positiva. Na avaliação do gerente Fernando Maglioni, o ano deve fechar com aumento de até 10% nas vendas na última semana. Por se tratar de período festivo, os consumidores estão mais propensos a gastar um pouco mais e garantir a ceia mais farta.
A exemplo do Centro-Oeste e do Triângulo Mineiro, os consumidores do Sul de Minas devem garantir a virada regados a muita bebidas e churrascos. "A partir de sexta-feira o movimento começa a crescer. E se tudo der certo vamos repetir o desempenho do Natal, com crescimento de 10% nas vendas frente ao ano passado", disse Maglioni.
Veículo: Diário do Comércio - MG