No comércio de alimentos, o período de Natal parece ter sido favorável para as redes que atuam na área, e tudo indica que a ceia do paulistano foi farta. A estimativa é que o setor supermercadista tenha visto um crescimento de 6% neste Natal, em relação ao de 2010. O balanço parcial feito pela Associação Paulista de Supermercados (Apas) e apurado com base no acompanhamento das vendas na primeira quinzena de dezembro, com projeções do departamento de Economia e Pesquisa da entidade, demonstra inclusive que o setor teve bom desempenho no último mês do ano. -
O crescimento das vendas no Natal teria sido gerado pelos produtos típicos das festas neste período do ano, como bebidas em geral, espumantes, cervejas, refrigerantes, carnes, frutas, panetones, castanhas e outros itens típicos das cestas de Natal.
De modo geral, os preços dos itens que compõem a cesta de Natal apresentaram elevação de 7% a 10%, com destaque para as bebidas e para produtos como o chocotone, diante da maior procura pelo item nesta época do ano. A inflação em 2011 nos supermercados deve ser em torno de 5%, abaixo dos demais índices de inflação da economia, segundo avaliação do diretor do Departamento de Economia da Apas, Martinho Paiva.
Veículo: DCI