Varejo liquida antes e mantém investimentos

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Com os estoques maiores devido a um período de Natal de vendas  mornas este ano, as liquidações começaram mais cedo, seja nas lojas físicas, seja nas virtuais. Na rede supermercadista Extra, até o fim do ano os descontos nas áreas de bazar, têxtil, eletroeletrônicos, brinquedos e produtos sazonais da época chegarão a 50%.

Os shoppings também começaram a semana com descontos. "Isso ocorre porque os estoques estão um pouco acima do esperado", afirmou o presidente da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), Nabil Sahyoun. Ele ressalta que mesmo com um cenário de desaceleração das vendas do varejo, que viram incremento no Natal de 5,5% ante igual época de 2010 - cerca de 10% a menos do que o esperado anteriormente pelos lojistas -, o varejo como um todo responderá por cerca de R$ 705 bilhões na economia, com 10,5% de incremento ante o ano de 2010. Só as vendas dos shoppings no Brasil somarão R$ 104,1 bilhões, 12% a mais do que o registrado em 2010.

No setor de centros de compras, ao longo de 2011 foram inaugurados 36 novos shoppings no País, chegando ao número de 802 empreendimentos. Nos próximos dois anos e meio, a projeção é de uma expansão ainda mais exponencial, com a estimativa de serem inaugurados 113 novos shopping centers no País - 9 dos quais na cidade de São Paulo. Apesar de 35% dos lojistas de shopping serem, em média, franqueados, a expansão de lojas próprias ainda está forte. Um dos que seguirão o rastro de crescimento dos centros de compras é o empresário Alberto Oyama, diretor-comercial e de Expansão da YoGuTi, cuja meta até o final de 2012 é ter 30 lojas próprias em shoppings.

No comércio de alimentos, o período de Natal também parece ter sido favorável para as redes que atuam no setor: tudo indica que a ceia do paulistano foi farta. A estimativa é que o setor supermercadista tenha visto um crescimento de 6% neste Natal, em relação ao de 2010, conforme balanço parcial da Associação Paulista de Supermercados (Apas). Já para a Serasa Experian, as vendas realizadas na semana do Natal (18 a 24 de dezembro) registraram alta de 2,8% em todo o País na comparação com as de igual período de 2010.


Veículo: DCI


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