O faturamento real dos supermercados e hipermercados no Estado de São Paulo cresceu 2,57% de janeiro a novembro, em relação ao mesmo período de 2010, segundo a Associação Paulista dos Supermercados (Apas).
Os supermercados cresceram 5,5%, e os hiper, somente 0,64%. O dado é deflacionado pelo Índice de Preços dos Supermercados (IPS), medido por Apas/Fipe. O IPS considera todas as lojas, inclusive aquelas criadas durante o período pesquisado.
Até o primeiro semestre deste ano, a expectativa era de que os supermercados fechassem 2011 com crescimento de cerca de 5%. As novas projeções apontam um crescimento maior, em torno de 7%. O indicador geral, que inclui hipermercados, deve ficar em torno de 4%, segundo a Apas.
Entre novembro deste ano e igual mês de 2010, o faturamento real dos supermercados e hipermercados aumentou 6,97%. Supermercados cresceram 7,17%, enquanto os hipermercados aumentaram as vendas em 6,88%.
Os consumidores têm feito compras menores, estimulando as vendas nos supermercados em detrimento dos hipermercados. "Isso se dá pelo fato de o consumidor efetuar compras com maior frequência, escolhendo formatos que possibilitam maior agilidade na hora da compra", diz Martinho Paiva, diretor de economia da Apas.
Veículo: Valor Econômico