Apesar da desaceleração das vendas detectada pelo varejo neste fim de ano, o presidente do Walmart no Brasil, Marcos Samaha, disse que a rede está "otimista" em relação ao desempenho em 2012. Segundo ele, que inaugurou ontem em Porto Alegre a primeira loja do "clube de compras" Sam's Club no Rio Grande do Sul, as vendas da empresa cresceram a cada trimestre ao longo de 2011 e o faturamento do Natal teve expansão real (já descontada a inflação), ante o mesmo período de 2010.
Samanha não revelou as estimativas de receita do grupo no Brasil para este ano nem para 2012, ante os R$ 22,3 bilhões registrados em 2010. Ele confirmou investimentos de R$ 1,2 bilhão na expansão da rede no país em 2011, incluindo todas as bandeiras (Big, Nacional, Maxxi Atacado, Todo Dia, Hiper Bompreço e Walmart), conforme previsto no início do ano.
"Vamos continuar expandindo em todos os formatos", limitou-se a dizer o executivo, sobre os planos para o próximo exercício. Em 2011, o número de lojas abertas alcançou 69, abaixo das 80 previstas inicialmente, mas a ampliação da área total de vendas ficou dentro do planejado, segundo Samaha. No fim de 2010 a empresa tinha 479 unidades no Brasil.
O Sam's Club aberto ontem em Porto Alegre, com área de vendas de 6,2 mil metros quadrados, exigiu investimentos de R$ 35,8 milhões. É a 27ª loja neste formato no país. De acordo com Samaha, se a bandeira fosse uma empresa independente, estaria entre as cinco maiores do país no ranking da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) - que apontou como quinta colocada em 2010 a rede gaúcha Zaffari, com faturamento de R$ 2,49 bilhões.
O Sam's Club tem 1,5 milhão de sócios no país, que pagam anuidade de R$ 45. No Brasil, as lojas deste formato oferecem cerca de 5 mil produtos. No mundo são 55 milhões de consumidores. A unidade de Porto Alegre já tem 25 mil associados.
O Walmart investiu R$ 377 milhões no Sul do país em 2011, incluindo 20 novas lojas e um centro de distribuição. Só no Rio Grande do Sul foram aplicados R$ 150 milhões em sete novas unidades das marcas Big, Todo Dia e Sam's Club e na reforma de outras sete lojas.
Veículo: Valor Econômico