Walmart abre clube de compras em Porto Alegre

Leia em 1min 50s

Apesar da desaceleração das vendas detectada pelo varejo neste fim de ano, o presidente do Walmart no Brasil, Marcos Samaha, disse que a rede está "otimista" em relação ao desempenho em 2012. Segundo ele, que inaugurou ontem em Porto Alegre a primeira loja do "clube de compras" Sam's Club no Rio Grande do Sul, as vendas da empresa cresceram a cada trimestre ao longo de 2011 e o faturamento do Natal teve expansão real (já descontada a inflação), ante o mesmo período de 2010.

Samanha não revelou as estimativas de receita do grupo no Brasil para este ano nem para 2012, ante os R$ 22,3 bilhões registrados em 2010. Ele confirmou investimentos de R$ 1,2 bilhão na expansão da rede no país em 2011, incluindo todas as bandeiras (Big, Nacional, Maxxi Atacado, Todo Dia, Hiper Bompreço e Walmart), conforme previsto no início do ano.

"Vamos continuar expandindo em todos os formatos", limitou-se a dizer o executivo, sobre os planos para o próximo exercício. Em 2011, o número de lojas abertas alcançou 69, abaixo das 80 previstas inicialmente, mas a ampliação da área total de vendas ficou dentro do planejado, segundo Samaha. No fim de 2010 a empresa tinha 479 unidades no Brasil.

O Sam's Club aberto ontem em Porto Alegre, com área de vendas de 6,2 mil metros quadrados, exigiu investimentos de R$ 35,8 milhões. É a 27ª loja neste formato no país. De acordo com Samaha, se a bandeira fosse uma empresa independente, estaria entre as cinco maiores do país no ranking da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) - que apontou como quinta colocada em 2010 a rede gaúcha Zaffari, com faturamento de R$ 2,49 bilhões.

O Sam's Club tem 1,5 milhão de sócios no país, que pagam anuidade de R$ 45. No Brasil, as lojas deste formato oferecem cerca de 5 mil produtos. No mundo são 55 milhões de consumidores. A unidade de Porto Alegre já tem 25 mil associados.

O Walmart investiu R$ 377 milhões no Sul do país em 2011, incluindo 20 novas lojas e um centro de distribuição. Só no Rio Grande do Sul foram aplicados R$ 150 milhões em sete novas unidades das marcas Big, Todo Dia e Sam's Club e na reforma de outras sete lojas.


Veículo: Valor Econômico


Veja também

País pode perder proteção a brinquedos

Vence no dia 31 sobretaxa aplicada pelo Brasil sobre 14 produtos desde 2010 e Camex, que decide o tema, só volta ...

Veja mais
Na rua 25 de Março, o Natal foi mais fraco do que o Dia das Crianças

Caminhar na região da rua 25 de Março depois do Natal não é tão complicado como nos d...

Veja mais
PepsiCo mais próxima de levar Marilan

Entre as quatro candidatas à compra da paulista Marilan, a PepsiCo é a mais provável vencedora. Seg...

Veja mais
M. Dias Branco planeja aquisições fora do NE

Depois de abrir mão da fabricante paulista Marilan, a cearense M. Dias Branco, líder nacional em massas e ...

Veja mais
Promoção garante aumento na demanda

As vendas de itens de higiene e beleza da indústria para o varejo devem fechar o ano com o maior crescimento em v...

Veja mais
Varejo de SP espera alta de 7% no ano

O faturamento real dos supermercados e hipermercados no Estado de São Paulo cresceu 2,57% de janeiro a novembro, ...

Veja mais
Indústria têxtil vai pedir mais medidas compensatórias contra a China

A indústria têxtil brasileira já prepara novas iniciativas para tentar barrar em 2012 a entrada de p...

Veja mais
BR Malls compra Shopping Macaé

A BR Malls concluiu os termos para a compra do Shopping Plaza Macaé, controlado pelo grupo LGR, presidido pela em...

Veja mais
Flores vão de Holambra para o Brasil via Web

Holambra, antiga colônia holandesa na região de Campinas, é a maior produtora de flores e plantas or...

Veja mais