Para produto esportivo, a projeção é de crescimento

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O mercado de produtos esportivos está aquecido, dizem fabricantes e varejistas do setor. Umbro, Alpargatas e Dalponte vão investir em novos produtos e ampliar os patrocínios. Centauro e Netshoes projetam forte expansão por causa do aumento da demanda, da abertura de lojas físicas e virtuais e da chegada de novos produtos.

A Centauro, rede de varejo esportivo com 149 lojas, prevê crescer 31% em 2012 com base no incremento das vendas da rede atual e na abertura de 30 novas lojas. Em 2011, o faturamento deve ter somado R$ 1,6 bilhão, diz Sebastião Bomfim Filho, presidente do Grupo SBF, que detém as marcas Centauro e By Tennis e é operador da Nike Store. Somando as operações da By Tennis, da Nike Store e da Centauro.com, o grupo possui 213 lojas.

A Umbro vai investir em campeonatos regionais de futebol no Norte e Nordeste do país em 2012. "Pretendemos permanecer no patrocínio do campeonato mato-grossense e patrocinaremos quatro federações de futebol na Região Nordeste", diz Sylvio Teixeira, diretor da Umbro Brasil.

Os campeonatos estaduais de Sergipe, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte serão apoiados pela marca, que vai bancar as bolas dos jogos e os uniformes dos árbitros. "Com isso queremos ampliar nossa visibilidade no Nordeste", diz o executivo. No Pará, a Umbro vai patrocinar o Clube Remo, "um dos que mais crescem no país em termos de torcida jovem", segundo Teixeira.

A meta é crescer 10% em faturamento em 2012, mais que os 9% registrados em 2011. "No primeiro semestre conquistamos a liderança no mercado brasileiro de calçados para futebol. Ficamos muito felizes com esta conquista que perseguíamos há muitos anos", diz o executivo. Segundo ele, a empresa triplicou a participação de mercado, passando de 6,7% para 19,3%.

A concorrente Dalponte, que também fabrica chuteiras de futebol, aposta em produtos de maior valor agregado para crescer em 2012. Entre as novidades estão o lançamento de uma linha de couro e de novos modelos elaborados com materiais alternativos, diz o diretor comercial e de marketing, Leonildo Dal Ponte.

A empresa ampliou em 20% o volume de vendas em 2011. O crescimento, diz o executivo, foi puxado pela redefinição do mix de produtos, pela intensificação da parte comercial e pelo lançamento de novos itens, "tanto no segmento de tênis e chuteiras, quanto no de bolas para futebol e futsal". Para 2012, a expectativa é repetir a performance de 2011.

A Alpargatas gerencia três marcas ligadas ao universo do esporte: Rainha, Topper e Mizuno e, segundo Fernando Beer, diretor de artigos esportivos da Alpargatas, "todas estão apresentando grande crescimento".

Nos primeiros nove meses de 2011 o faturamento da Mizuno, marca japonesa que foca no mercado de tênis de corridas, cresceu 40% em relação a igual período de 2010. "O mercado de 'running' deve ganhar nos próximos anos milhares de novos corredores e a nossa expectativa em 2012 é continuar crescendo na casa dos dois dígitos", diz Beer, que planeja colocar a marca Mizuno em outros esportes.

Sobre a Topper, uma das líderes no mercado de chuteiras, Beer diz que vai continuar investindo no futebol como carro-chefe. A ideia é abrir uma loja conceito no Brasil no fim de 2012 ou no começo de 2013.

A Topper também vai continuar investindo em rugby e em corrida. "Estamos finalizando a prorrogação do patrocínio com a Confederação Brasileira de Rugby até 2016." E a marca Rainha "terá novo logo, posicionamento e será um dos nossos grandes focos para 2012", diz Beer.

A Netshoes, loja virtual de produtos esportivos, cresceu 50% em volume de pedidos em 2011 na comparação com 2010. O resultado ficou dentro do esperado, e a projeção para 2012 é terminar o ano crescendo nessa faixa, com base na expansão do setor de e-commerce e na abertura de novas lojas virtuais administradas pela empresa, como a da liga americana de basquete NBA no Brasil. Os produtos da NBA devem estar disponíveis no país já no primeiro trimestre deste ano.

Segundo estimativas de mercado, a empresa faturou R$ 400 milhões em 2010. "As parcerias com diversas marcas e a administração de lojas virtuais também possuem papel importante", diz o diretor de marketing da Netshoes, Roni Cunha Bueno.

A fabricante Adidas não divulga dados, mas informa que as expectativas para 2012 são promissoras, "principalmente, para o mercado esportivo". A meta da empresa é atingir €17 bilhões em faturamento global em 2015.

Em nota, a Adidas informa que 2011 foi "muito especial" e "espera que eventos importantes como a Olimpíada e a Copa do Mundo impulsionem o mercado a se manter em níveis cada vez mais elevados".


Veículo: Valor Econômico


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