Tendência é de que a procura cresça 100%.
O Natal aqueceu as vendas de bicicletas em Belo Horizonte. Além do aumento natural na demanda que acontece no período, o setor contou com um elemento a mais a seu favor: as seis ciclovias que estão sendo implantadas na Capital desde abril. Com isso, a tendência é de que a procura continue alta em janeiro, chegando a vender 100% a mais do que nos demais meses do ano.
Na Mop Bicicletas, instalada no bairro São Pedro, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, as vendas superaram as expectativas. Durante todo o mês de dezembro, a loja comercializou cerca de 100 unidades, enquanto em meses comuns esse número fica entre 20 e 30. A expectativa é de que a expansão se mantenha até março. Para janeiro, a meta é comercializar cerca de 60 "magrelas". Os números são semelhantes aos registrados em 2010.
O gerente de vendas da unidade, Geraldo Mendes, explica que no período de férias escolares a demanda costuma ser maior do que no restante do ano, por isso a expectativa por vendas melhores ainda nos próximos meses. Ele informa que o preço das bicicletas varia muito, indo de R$ 298 a R$ 425 nos modelos infantis (entre quatro e oito anos) e de R$ 399 a R$ 7,8 mil nos modelos adultos.
O movimento de Natal também foi bom na Ciclovia Bicicletas, instalada no bairro Carlos Prates, na região Noroeste de Belo Horizonte. O proprietário da loja, Geraldo Feliciano, estima que cerca 800 bicicletas tenham sido comercializadas somente no mês de dezembro, número 22% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado. Deste montante, 70% foram de modelos com aros entre 16 e 24, voltadas para o público infanto-juvenil, que custam entre R$ 229 e R$ 450.
Em média, a loja comercializa 140 unidades por mês. Os modelos para adultos custam entre R$ 350 e R$ 4,5 mil. Feliciano atribui a alta nas vendas ao trabalho de divulgação que foi feito durante todo o ano e às reformas que foram realizadas na loja. Ainda de acordo com ele, as vendas do segundo semestre de 2011 cresceram 40% sobre o mesmo período de 2010. "Fizemos algumas reformas na loja e começamos a trabalhar com divulgação pela internet", explica.
Ciclovias - Ele afirma que as ciclovias instaladas em Belo Horizonte ajudaram a incrementar as vendas, mas acredita que uma divulgação maior desses espaços ajudaria mais. "Os órgãos públicos precisavam trabalhar melhor a divulgação dessas ciclovias. As propagandas foram feitas somente no início da implantação", observa. Mesmo assim ele está otimista com relação a 2012. "Acredito que a demanda deve continuar boa", diz.
A unidade da Global Bicicletas instalada no bairro Funcionários, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, registra alta nas vendas principalmente entre outubro e dezembro, impulsionada pelo Dia das Crianças e Natal. No entanto, em janeiro, o movimento continua acelerado devido às férias escolares.
O consultor de vendas da unidade, Anderson Costa, acredita que a demanda será crescente em 2012. Com relação ao Natal, ele afirma que o movimento foi similar ao de 201o. A demanda maior foi pela linha de bicicletas juvenil que atende ao público de 10 a 15 anos. "As pessoas compraram para presentear os filhos ou para atender pedidos das cartinhas dos Correios", observa.
Costa afirma que a instalação de ciclovias em Belo Horizonte movimentou, principalmente, o setor de manutenção da loja. "Muitas pessoas tiraram as bicicletas do armário e trouxeram para arrumar, pois pretendem voltar a pedalar", diz. As seis ciclovias que foram implantadas neste ano fazem parte do programa Pedala BH. Elas ocuparão 18 quilômetros. Na Savassi, a pista passa pela rua Professor Moraes, no cruzamento com a rua Antônio de Albuquerque, segue pela avenida Bernardo Monteiro, avenida Carandaí, rua Piauí e avenida do Contorno, até se conectar com a Ciclovia Andradas, próximo ao Centro de Especialidades Médicas.
Além da Savassi, foram contempladas a avenida Risoleta Neves (região Norte), avenida Dr. Álvaro Camargos (Venda Nova), avenida do Canal (Barreiro), avenida Américo Vespúcio (região Noroeste) e avenida dos Andradas (Centro). As obras, que contaram com recursos da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), consumiram aporte de R$ 1,1 milhão e foram feitas pela Sitran Sinalização de Trânsito Industrial Ltda, empresa escolhida por meio de licitação.
Além dos 18 quilômetros já executados, outros 141 quilômetros de pistas para ciclistas estão em fase de elaboração de projetos ou seleção das empresas responsáveis pelas obras. No caso desse percurso, a PBH vai investir R$ 2 milhões.
Veículo: Diário do Comércio - MG