Fôlego renovado para vender mais

Leia em 3min 40s

Consumidores aproveitam as tradicionais liquidações pós-Natal para comprar com descontos de até 80%. Ofertas iniciaram na segunda-feira


Depois da overdose de peru, tender, nozes, castanhas e, claro, muitos presentes no Natal, o ano novo traz, além das esperanças de tempos melhores, as tradicionais liquidações que, além de já fazerem parte do calendário do varejo brasileiro, oferecem expectativas mais acentuadas e positivas para os lojistas lucrarem. "Fizemos previsão de crescimento ligeiramente superior a 2010 (de vendas de Natal) e deu certo. Quem apostou em mais ficou 'estocado'. Mas isso favorece as liquidações", diz o economista do Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) Emílio Alfieri.
 
A estratégia visa também manter o movimento pós-festas de fim de ano aquecido com a queima de estoque de itens específicos, e assim abrir espaço para novas coleções. Entre os varejistas de grande porte, o pontapé inicial foi dado na segunda-feira. A Casas Bahia, por exemplo, lançou a "Primeira Grande Liquidação Anual", com ofertas em toda linha de produtos, que incluem promoções do mostruário, itens de saldo e lotes de lançamentos da indústria. 
 
No caso do Magazine Luiza, a 19ª edição da Liquidação Fantástica oferecerá descontos de até 70% nos 16 estados onde atua. A meta é vender cerca de 3 milhões de itens em todos os setores, que foram negociados diretamente com os fabricantes para abastecer as 728 lojas. A promoção, que acontece  nesta sexta-feira, terá as lojas da Capital e da Grande São Paulo abertas a partir das 5h e as do interior e do litoral às 6h.
 
A Etna, especializada em móveis, presentes e utilidades domésticas, oferecerá cerca de 5 mil itens em sua liquidação, com descontos de até 70%. O objetivo é reforçar a necessidade de renovação do ambiente para residências e escritórios, com pagamento facilitado.
 
Entre os grandes supermercadistas, Carrefour, Walmart e Extra também iniciaram suas liquidações de ano novo na segunda. O tradicional "Liquida Geral 2012", do Carrefour, que termina hoje, oferece descontos de até 80% com objetivo de "queimar" o estoque, em itens de tecnologia, têxtil e bazar.
 
No saldão do Walmart, que vai até domingo, os descontos chegam a 70% em eletroeletrônicos, informática, eletrodomésticos, eletroportáteis, itens de bazar e confecção. Após registrar aumento de 35% nas vendas com o saldão de Natal, o Extra decidiu prorrogar os descontos de 2 a 8 de janeiro em eletroeletrônicos em suas lojas e também no e-commerce.
 
Mesmo com as boas expectativas para as liquidações, Alfieri espera que o movimento no varejo paulista aumente mesmo a partir de março. "A cidade está mais vazia. A pesquisa ACSP/ Ipsos 2011 mostrou que um dos principais usos do 13º salário seria viajar. O  número até dobrou em relação a 2010", afirmou, ao justificar a possível retomada do movimento no fim deste primeiro trimestre.  
 
Shoppings – Nos shoppings, que devem ter liquidações mais intensas que em 2011, já que os estoques ficaram "um pouco acima do esperado", segundo a Associação Brasileira dos Lojistas de Shoppings (Alshop), há lojas que vêm oferecendo descontos de até 70% em vários itens.
 
"Além de estoques maiores, há o fato de a situação econômica não ser tão favorável. Então, se em 2010 o lojista cobrou R$ 70 por item que era R$ 100, este ano deve cobrar R$ 50", explicou o diretor de Relações Institucionais da Alshop, Luis Augusto Ildefonso da Silva.
 
O Complexo Comercial Tatuapé, formado pelos shoppings Metrô e Boulevard Tatuapé, inicia seu saldão de Natal amanhã. A meta do empreendimento é elevar em 12% as vendas ante a promoção do ano passado. Os descontos nas cerca de 600 lojas atingirão até 70% em grande parte dos itens oferecidos.
 
No Ibirapuera, localizado na zona Sul, os descontos podem alcançar a marca de 70% nos empreendimentos especializados em vestuário adulto e infantil. A largada para estas e outras ofertas foi dada nesta semana, e promete se prolongar durante os próximos dias. O mesmo acontece no Interlagos, Central Plaza Shopping e União de Osasco, onde os descontos variam de 10% a 60%.
 
No Shopping Butantã, a liquidação "Vapt Vupt" será realizada em fevereiro (de 8 a 12), com preços de 10% a 70% inferiores aos praticados no fim de 2011. No Penha, haverá um saldão, também batizado de  "Vapt Vupt", nos dias 6 e 7, com descontos para vestuário, acessórios, eletrônicos, móveis e itens de decoração.


Veículo: Diário do Comércio - SP


Veja também

Preço do frete pode subir 10% no Estado de Minas

ICMS sobre o diesel aumentou.A decisão do governo estadual de elevar de 12% para 15% a alíquota do Imposto...

Veja mais
Fábricas de sorvete se preparam para a chegada do verão

Previsão de fábrica é que, em dezembro, sejam produzidos 1200 litros de sorveteUm verão de t...

Veja mais
Venda de produto de limpeza cresce entre 6% e 7% em 2011

A preocupação com o ambiente na hora de comprar produtos de limpeza vai crescer em 2012, enquanto praticid...

Veja mais
BIC dobra aportes no Brasil e expande fábrica

Fabricante da famosa caneta investirá por volta de R$ 40 milhõesem 2012 para instalar novas linhas de prod...

Veja mais
Plano de negócios é importante para o sucesso

Empreendedores mineiros repensaram estratégia da empresa ainda na faculdade, garantindo o crescimentoTer uma boa ...

Veja mais
Santos vai dobrar capacidade até 2013

Maior porto da América Latina vai movimentar a mesma quantidade de contêineres que todos os outros portos b...

Veja mais
Acre inaugura shopping com investimento de R$ 150 milhões

As Regiões Norte e Nordeste do Brasil terão 22 novos shoppings até 2014, sete dos quais estar&atild...

Veja mais
Redes varejistas apostam em saldões para queima de estoques de 2011

Para reduzir estoques que restaram do último ano, varejistas de diversos segmentos investem em seu primeiro sald&...

Veja mais
Publicidade deve crescer 5,5% por ano até 2016

Nos próximos cinco anos, o mercado publicitário mundial passará dos atuais US$ 442 bilhões d...

Veja mais