O crescimento do modelo de vendas conjugado, chamado de "atacarejo", está demandando estruturas
O incremento dos negócios do setor supermercadista, principalmente em Minas Gerais, está alavancando os negócios da Pintepoxi Ltda, localizada no bairro Cincão, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). A empresa é especializada na fabricação de estruturas para armazenagem de diversos tipos de produtos.
De acordo com o gerente administrativo da Pintepoxi, André Gomes Lopes, tem crescido o número de empreendedores mineiros que optam pelo modelo de vendas conjugado, chamado de "atacarejo", conciliando as vendas para o atacado e para o varejo. "Com o avanço desse modelo de negócio as empresas estão investindo mais em estruturas modernas e gôndolas arrojadas. Isso ocorre porque muitas vezes a armazenagem é feita na própria loja, o que demanda aproveitamento preciso do espaço disponível", disse.
Conforme Lopes, como tem aumentado o volume dos estoques, outra tendência é o aproveitamento vertical dos galpões, através de prateleiras que muitas vezes vão do chão até o teto. "Nem todo mundo pode construir novos galpões ou mesmo expandir os atuais. Por isso, o aproveitamento total dos armazéns surge como uma alternativa viável e econômica", disse.
Os principais produtos fabricados pela Pintepoxi são porta pallets, porta carretéis, racks, suporte de telhas, gôndolas e armários em geral. A empresa também fabrica produtos personalizados, atendendo demandas específicas e projetos encomendados. Na carteira de clientes aparecem grandes varejistas mineiros como Mega Forte, Mart Minas, Loja Elétrica e Apoio.
Mercados - A empresa também atende demandas de outros estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santos, Sergipe e Alagoas. No entanto, a maior parte dos negócios está concentrada em Minas Gerais (85%).
Apesar de não precisar os valores, Lopes disse que nos últimos dois anos tem feito investimentos constantes na renovação do maquinário da fábrica e no desenvolvimento de novos sistemas produtivos. Atualmente a Pintepoxi gera 40 empregos diretos e há perspectiva de novas contratações já no início de 2012, embora ainda não haja definição.
"O atual exercício foi positivo e esteve de acordo com nossas expectativas. Como a tendência é de incremento da atividade econômica pretendemos expandir as atividades para acompanhar o ritmo de crescimento do país. Grande parte dos nossos clientes, principalmente do setor supermercadista, estão programando abertura de novas unidades no próximo ano, e com isso eles devem demandar ainda mais nossos serviços", disse.
Veículo: Diário do Comércio - MG