Unilever fatura com consultoria gratuita

Leia em 3min

O empresário pernambucano Severino Inácio "Bill" de Lucena teve uma agradável surpresa no fim de outubro. O cantor espanhol Julio Iglesias veio ao seu restaurante, o Ilha do Guaiamum, acompanhado de uma comitiva de 10 pessoas, depois de uma temporada de shows pelo Brasil, encerrada no Recife. Pediu a especialidade da casa, o "Guaiamum Gigante", um caranguejo azulado de meio quilo.

"Foi a segunda vez que ele veio aqui e que pediu guaiamum, sinal de que gostou", diz, orgulhoso, Bill Lucena, que recebeu Iglesias pela primeira vez em 2009. Além de tomate, cebola e cebolinha, o "Guaiamum Gigante" traz o tempero pronto "Delícias do Mar", fabricado pela Unilever Food Solutions, braço da multinacional Unilever que atende o ramo de alimentação fora do lar (food service).

Lucena é um dos 50 mil empresários brasileiros atendidos pelos serviços de consultoria gratuita da Unilever Food Solutions, criado no ano passado. Desde o início da prestação de serviços, no primeiro trimestre do ano passado, as vendas da filial brasileira por cliente cresceram 20%. Para o empresário, o Delícias do Mar faz toda a diferença no prato que conquistou Iglesias. "Antes, eu só usava sal e coentro para temperar, mas não dava o mesmo sabor".

Os serviços de consultoria englobam desde sugestões de receita com base em tendências gastronômicas até o gerenciamento de estoque e controle de perdas do estabelecimento. Na consultoria de restaurantes por quilo, existe até a indicação de que pratos mais pesados devem vir no início do buffet, lembrando que o item mais caro, a carne, deve estar sempre no fim da fila.

A múlti promove ainda cursos com chefs de cozinha e oferece consultores de plantão para os donos de restaurante, independentemente de fechar ou não uma nova venda com eles ou do volume que eles compram da empresa. Adotada globalmente em fevereiro de 2011, a nova estratégia da Unilever Food Solutions consumiu investimentos de € 40 milhões no ano passado. No Brasil, o aumento das vendas mostra que valeu o esforço.

"Com a desaceleração da economia em âmbito mundial, percebemos que o nosso maior concorrente é o trabalho manual - descascar cebolas, cortar tomates, pisar o alho etc. Tudo o que à primeira vista parece mais barato, mas envolve mais tempo, gente e desperdício na cozinha", diz Shelida Barsella, diretora da Unilever Food Solutions na América Latina. Com isso, a múlti anglo-holandesa deixou de apenas abastecer os donos de bares, restaurantes, lanchonetes e padarias para começar a oferecer soluções.

"O consumidor passou a diminuir o tíquete-médio nos estabelecimentos, por conta da crise, levando o dono do restaurante a também restringir seus gastos", diz Shelida. É nesse momento que entra a consultoria: é preciso mostrar que vale mais a pena comprar o molho pronto da Knorr Cica do que cortar tomates.

Algo semelhante aconteceu com a empresária Priscilla Cleto Marques, dona do restaurante Nutrisom. "A consultoria veio me mostrar o Limão em Pó Knorr, que pode ser usado em pratos doces ou salgados, e minha primeira reação foi achar o produto caro", lembra Priscilla. Mas a sua opinião logo mudou quando viu a consultora mostrar como se usava pouco pó para conseguir o resultado de uma caixa de limões - sem perda de tempo ou de produto. O resultado foi favorável à Unilever e ao Nutrisom.

"Passei a usar o Limão em Pó e comprei mais sobremesas da linha Carte D'Or", lembra Priscilla, que serve 250 refeições ao dia no Nutrisom, zona sul de São Paulo.

 

Veículo: Valor Econômico


Veja também

Ajinomoto investe R$ 47 mi no Sazón

Companhia vai ampliar em40%a produção do tempero em Limeira. Investimentos fazem parte de um pacote de R$ ...

Veja mais
Tavex corta operações e melhora resultados

Depois de uma longa reestruturação das operações globais, a maior fabricante de tecidos para...

Veja mais
Índia abre mercado a estrangeiros

O governo da Índia concordou com a abertura do setor varejista do país de forma a permitir o controle por ...

Veja mais
Alimentação fora do lar surpreende

As fabricantes de produtos para estabelecimentos que oferecem refeições (food service) surpreenderam em 20...

Veja mais
Guerra de chips em PCs avança para eletroeletrônicos

Com poucas novidades expressivas, além dos computadores leves e finos batizados de ultrabooks, a atual ediç...

Veja mais
Redes oferecem serviços de saúde com desconto de até 80%

Novo tipo de atendimento mira quem não pode pagar plano, mas não quer depender do SUS; não há...

Veja mais
Importação de celular sem aprovação pode ser proibida

O ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Fernando Pimentel, disse ontem que a ...

Veja mais
Papelão ondulado cresceu - 1,71% - e bateu novo recorde

Embalagens - A indústria brasileira de papelão ondulado encerrou 2011 com vendas totais de 3.216.172 tonel...

Veja mais
Preço do material escolar varia mais de 400% em Sto. André

Para evitar o desperdício de dinheiro para compra de materiais escolares, o Procon de Santo André calculou...

Veja mais